Grande parte do tempo que
investimos em SEO é buscando palavras-chaves que o seus clientes potenciais
usariam no Google para encontrar produtos e serviços como os que sua empresa
comercializa.
Fazemos isso com a intenção de
direcionar trafego para nossos websites.
De fato, existe um conjunto bem
completo de informações facilmente encontráveis na internet sobre o que fazer
tanto no nível do seu website como externamente para lograr êxito na otimização
do site. Entretanto, apesar de inúmeros
esforços seu site continua fora da primeira página do Google.
O mais provável é que esteja
cometendo alguns erros no processo de
SEO que se traduzem no baixo rendimento do seu site e consequentemente em perda
de receita por conta da baixa visibilidade do seu website.
Alguns dos possíveis erros são:
Conteúdo fraco ou de baixa qualidade
Seu o seu conteúdo não é relevante
para os seus potenciais clientes muito provavelmente o Google lhe dará pouca importância
classificando-o de forma ruim nos resultados de buscas para algumas
palavras-chave.
O conteúdo do seu site deve
envolver seus potenciais clientes e dar-lhes respostas para suas dúvidas. Sites
estáticos que não trazem nada além de propaganda pura e simples da empresa são,
em geral, muito mal avaliados pelo Google.
Má otimização das palavras-chave
Todo público utiliza palavras e
frases específicas para buscar por produtos e serviços. Algumas pessoas e profissionais de marketing
digital ainda creem que escrever um texto repetindo as palavras-chave que mais
lhes interessam de forma exaustiva e
exagerada no cabeçalho, título e no decorrer do texto sejam as melhores formas
de melhorar seu rankeamento no Google. De fato, essa prática, muito difundida
já foi bastante difundida e utilizada, mas o algoritmo do Google evoluiu
bastante desde a última atualização e ele já consegue fazer uma análise semântica
muito mais rica descobrindo padrões e tentativas de melhoria de posicionamento
pura e simples.
Escreva textos que resolvam
dúvidas dos seus clientes. Textos únicos e ricos que realmente ajudem seu
público alvo são a melhor estratégia para em médio e longo prazo gerar tráfego
relevante e melhorar o posicionamento do seu website.
Não promover o engajamento
Se você tem um bom conjunto de
informações que realmente resolvem dúvidas e agregam valor ao cliente quando
este visita seu site é fundamental permitir a ele, que no momento que esteja
visitando sua página, possa propagar esse conteúdo.
Muitos sites ricos em conteúdo
não disponibilizam formas do visitante compartilhar esse conteúdo online. Ter botões
e compartilhamento nas principais redes sociais é um forma objetiva e prática
de ampliar a audiência da sua mensagem, gerando mais visibilidade e novas
oportunidades de negócio.
Reveja o seu website e verifique
se não esta cometendo os equívocos acima. Não existe bala de prata quando o
assunto é SEO. Fuja de promessas milagrosas de rankeamento “acelerado” do seu
website. Como todo trabalho que vale a pena é preciso investir, tempo,
dedicação e acompanhamento diário para ajustar as ações de que não estão dando
o resultado esperado.