Blogs são excelentes ferramentas para relacionamento com seus atuais clientes e também com seus potenciais clientes. Além disso, um blog ajuda seu site a ter um melhor posicionamento nas buscas orgânicas dos motores de busca.
Se as duas razões apresentadas acima ainda não lhe convenceram a criar um blog para sua empresa, talvez exista um outro motivo que pode lhe convencer: Blogs geram autoridade para seus proprietários. E autoridade vende.
Talvez você já acompanhe algum blog ou site recheado de conteúdo associado a sua profissão ou área de atuação. Seja qual for o seu ramo ou interesse particular vai encontrar com facilidade algum blog de referência no tema. Na área de marketing digital, por exemplo, o site Viver de Blog é uma excelente referência sob o mundo do marketing digital.
Ao criar um blog sua empresa se expõe para milhões de pessoas que buscam informações dia a dia na internet. Um blog permite gerar vínculos com seus atuais e potenciais clientes, fortalecendo sua marca a cada post publicado.
Blogs são parte importante de uma estratégia de conteúdo. Mas vale ressaltar que para se diferenciar e realmente atrair e engajar uma audiência ativa é preciso produzir e compartilhar conteúdo realmente relevante. Hoje em dia na internet encontramos "muito do mesmo". Geralmente artigos sobre um mesmo tema com pouca profundidade e que não ajudam o visitante a resolver seus problemas.
Por falar em problemas, todos nos sabemos que as pessoas estão a procura constante de soluções para seus problemas. Quando um potencial cliente entra em contato com sua empresa, muito provavelmente ele já pesquisou sobre a solução do seu problema na internet, avaliou alternativas e chegou até você. Se o cliente te ligou ou mandou um email fique feliz, pois com certeza ele já avançou bastante no processo de compra.
Entretanto, para ter um blog relevante indicamos algumas ações:
- Escolha um profissional que tenha experiência em redação para blogs. A linguagem e a dinâmica textual para blogs é bem diferente da linha editorial adotada por jornais e revistas, por exemplo. Se você não tem esse conhecimento dentro de casa vale a pena pesquisar por profissionais externos ou empresas especializadas.
- Defina uma boa estruturação das seções do blog dentro da linha e segmentação que tenha escolhido na sua fase de planejamento.
- Invista em um bom layout que facilite a navegação e induza o visitante a continuar navegando pelo site.
- Escolha um bom gerenciador de conteúdo ou CMS que apresente facilidades e funcionalidades para incrementar seu blog e facilitar a sua gestão. O mais conhecidos são o Blogger e o Wordpress.
- Permita que seu conteúdo seja compartilhado pelo visitante disponibilizando botões de compartilhamento das principais redes sociais.
- Não se esqueça dos dispositivos móveis, afinal cerca de 50% dos acessos realizados na internet são via smartphones e tablets.
Enfim, um blog é uma excelente ferramenta para dar visibilidade ao seu expertise e por consequência a sua marca.