Como criar uma estratégia de vendas para sua loja virtual

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O e-commerce tem crescido mesmo em tempos de crise. Temos repetido aqui no Blog que é crescente o interesse das pessoas e empresas pelo mundo das vendas online.

  Entretanto, 98% das lojas virtuais tem um número irrisório de vendas mensais. Por que isso acontece? Simplesmente porque não existe uma estratégia clara e bem definida para vender online.

 A grande maioria dos pequenos empresários online pressupõe que abrir um e-commerce se resume a escolher uma plataforma de vendas online, fazer seu cadastro em um portal de pagamentos como o Pagseguro e pronto. Ledo engano!

  O fato é que para vender online é preciso criar uma estratégia para sua loja virtual. /Alguns passos são básicos e vamos descreve-lós abaixo:

1 - O que

 Muita gente comete o engano de acreditar que todo mundo gosta ou precisa daquilo que faz parte do seu gosto pessoal. Então acabam abrindo um site de vendas online de um produto que não tem mercado suficientemente grande para absorve-ló ou que por outro lado, já esta saturado.

 O primeiro passo é identificar um nicho ou segmento de mercado que tenha potencial de mercado suficiente para gerar um bom volume de vendas e sustentar a operação mas que por outro lado também não seja tão concorrido.

  Identificar uma demanda não atendida no mercado, ou um nicho mal explorado é o ponto principal de uma estratégia que vai ser construída para atender essa demanda.

2 - Para quem

  Agora que você identificou um nicho de mercado, deve se perguntar se vai atender a todo esse nicho, parte dele ou há certos setores desse nicho. 

  Querer ter todo mundo como cliente é um erro que muitos empresários cometem. Por exemplo: Você pode ter identificado uma demanda reprimida por soluções de clareamento a laser para área odontológica. Mas será que todos os dentistas, consultórios e clínicas, podem ou querer adquirir um aparelho desses? Não seria sensato subdividir esse tipo de segmento por porte ou setor, por exemplo.

  A mensagem que queremos deixar aqui que dentro um nicho existem aqueles potenciais clientes que realmente estão aptos e dispostos a pagar por seu produto e aqueles que não tem as condições mínimas para a compra. Tudo que vem a seguir deve funcionar em função desse entendimento.

3 - Mensagem

  Dentro de um plano estratégico para uma loja virtual é fundamental que uma vez definidos o produto e o cliente se estabeleça uma linha de comunicação bem alinhada ao posicionamento que a empresa pretende ter perante esse público.

  Um bom posicionamento aliado a uma boa estratégia de comunicação atinge de forma mais eficiente aquela parcela do seu público alvo mais propenso a se tornar seu cliente maximizando os seus investimentos em promoção e propaganda e minimizando os desperdícios de tempo em dinheiro da sua equipe de marketing e comercial.

Enfim, esse breve artigo quer servir de alerta de que abrir uma loja virtual não é, como muitos pensam, um passeio no parque. Trata-se de uma operação que para ser bem sucedida, precisa antes de mais nada, muito planejamento.

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