Ter um website é uma necessidade e um item fundamental para empresas de todos os portes e segmentos.
Pesquisa realizada pelo e-bito recentemente mostrou que no Brasil existem cerca de 8,5 milhões de empresas com CNPJ ativos mas apenas 3,5 milhões de domínios registrados no portal Registro.br.
Esses dados mostram o fosso que ainda existe no mercado de internet brasileiro. A boa notícia é que criar um website tem se tornado cada vez mais simples, rápido e barato, tornando-se um investimento ao alcance das micro e pequenas empresas que representam grande parte dos empreendimentos no país.
Mas é preciso que o empresário fique atento a algumas regras básicas para que o seu website seja realmente útil para o seu negócio. Afinal, ter um site bom e apresentável é apenas a parte inicial de estar na internet.
Para que seu site atraia mais clientes, pense em realizar algumas das estratégias abaixo:
Invista em um bom provedor
As pessoas na internet tem pressa e o seu concorrente esta literalmente a um clique de distância, Muitas empresas começam sua estratégia de criação de sites de uma forma equivocado, investindo naquele provedor "baratinho". Veja bem, existem vários serviços de hospedagem de sites com valores que variam muito de preço, mas desconfie sempre de serviços de hospedagem extremamente baratos que tem um "monte de recursos" e utiliza "tecnologia de ponta". Assim como no mundo offline, mágicas não existem. Bons servidores custaram caro e a infra-estrutura necessária para disponibilizar um site no ar 24 x 7 não é barata.
A vantagem de se utilizar uma boa hospedagem é a garantia de que seu site seja carregado rapidamente e que esteja disponível e online no momento exato que seu cliente esta pesquisando por algo que sua empresa vende.
Objetividade
Pense no site mais acessado do mundo: O Google. Ele é de um simplicidade franciscana mas fornece exatamente o que o cliente que o acessa procura, ou seja, uma forma simples e fácil de encontrar conteúdo relevante. Quer ter mais audiência? Comece trabalhando a estrutura ou arquitetura de informação do seu site. Seções bem definidas com informações relevantes, claras e objetivas sobre cada serviço ou produto que sua empresa comercializa. Como regra geral, o internauta deveria dar no máximo 3 cliques a partir da sua página principal para chegar a informação que deseja.
Sites simples, objetivos e com uma boa arquitetura de informação atraem e facilitam a vida dos seus clientes e visitantes.
Conteúdo
Se o provedor é a estrada de acesso ao seu site e a arquitetura de informação a organização da sua empresa, o conteúdo é o que fará, de fato, com que seus vistantes se interessem pelo que sua empresa faz e se convertam em clientes.
Muitas empresas, muitas vezes motivadas por agências de marketing de pouca integridade são motivados a pegar atalhos para atrair mais visibilidade para seus websites. É uma pena, pois esse caminho pode até levar a algum ganho momentâneo, mas o Google e outros motores de busca frequentemente revisam seus algoritmos e cada vez mais essas "artimanhas" tem sido descobertas e as empresas punidas.
É interessante que empresas invistam muitas vezes um orçamento avantajado em marketing pago na internet para atrair trafego, mas dedicam muito pouco ou quase nada a construir um conteúdo realmente relevante e diferenciado para seus websites.
Um site estático se assemelha um panfleto e seu valor como ferramenta de promoção e publicidade da empresa passa a ter pouco valor. Grandes empresas que nasceram e se consolidaram no mundo offline atualmente direcionam todos os seus esforços para um canal web. Veja as campanhas de empresas de telefonia móvel, redes de varejo e até mesmo bancos. Todos eles convergem e dirigem seus clientes para algum tipo de conversão no site, seja para concretizar uma ação promocional, um cadastro ou algum tipo de ação.
A partir do movimento do cliente no site é que todas as demais ações de marketing digital acabam por acontecer, porém o site deve ser visto como uma ferramenta fundamental dentro da estratégia de marketing de toda empresa.
Conteúdo relevante, único e acessível é sem dúvida o grande diferencial que sua empresa pode ter em relação aos seus concorrentes. Esse conhecimento deve ser compartilhado pois no mundo atual não cabe mais o comportamento de propriedade e exclusividade da informação. Torne-se uma referência no seu mercado disponibilizando informações e conhecimento útil do seu ramo de negócios. E qual o melhor lugar para fazer isso do que o seu website? Essa continua sendo a melhor forma, a médio e longo prazo de conseguir atrair mais clientes para seu site. Não é rápido, nem fácil, mas é a forma mais perene e estruturada de atrair, convencer e converter clientes no seu site.
Sr. Site
www.srsite.com.br
Criar site em BH e São Paulo