3 dicas de Marketing para pequenas empresas


Ser dono de pequena empresa no Brasil não é fácil. Carga tributária de gente grande, comprar, produzir, vender, fazer, entregar e realizar a pós-venda. Isso tudo, muitas vezes com a equipe formada por uma ou duas pessoas. Ufa!

Dentro das atribuições das pequenas empresas, uma questão fundamental é tornar o seu pequeno negócio conhecido. Afinal, sua empresa pode ter um excelente produto, um ótimo serviço mas se ele não é conhecido as vendas não vão acontecer.

O que muitos empreendedores não sabem é que para divulgar sua empresa muitas vezes não é preciso gastar muito dinheiro, mas sim ter bastante criatividade e usar de ferramentas e técnicas acessíveis para o pequeno empreendedor.

Vamos dar 3 dicas de marketing para pequenas empresas que você pode usar hoje mesmo:

1 - Criar um site institucional

É possível criar um site grátis em Wordpress, Blogger ou outras ferramentas de criação de sites gratuitas disponibilizadas na internet. Se sua empresa não tem verba suficiente para contratar uma agência de marketing digital para criar o seu site, pense no seguinte: Um site institucional deve ter as informações de contato da sua empresa como telefone e email, uma breve descrição de quem é sua empresa e uma lista dos seus serviços. Simples assim. Navegue na internet e veja exemplos de empresas como a sua que já tem um site. Não vá copiar o que eles fizeram, mas pelo menos você pode se inspirar neles.

2 - Ações offline

Ok, esse é um blog sobre marketing digital. Mas quem disse que ações de marketing online e offline não podem conviver em harmonia. Não somente podem como devem. Para pequenos negócios locais ainda funciona muito as ações de relacionamento um para um. Colocar alguém na porta da sua loja distribuindo um brinde ou cartão de visitas e convidando as pessoas que passam na frente da loja pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas. Além de simpática, esse tipo de ação vai destacar seu negócio perante a concorrência.

3 - Escreva um blog

Uma das melhores formas de criar relevância para seu negócio é escrever um blog sobre o campo de atuação da sua empresa. Imagine que você tem uma pequena agência de viagens local em um bairro de uma grande cidade. Como concorrer com as gigantes do setor? Bem, o seu diferencial vai ser seu conhecimento sobre o assunto além do seu atendimento personalizado. Perceba que grandes agências de viagem geralmente tem pacotes de viagem padronizados e os atendentes muitas vezes nem sabem como são os destinos que os clientes estão procurando. Então, se você é uma pessoa viajada e resolveu abrir sua pequena agência de turismo, pode escrever dicas e informações para os futuros viajantes. Eles perceberam que sua empresa agrega valor a viagem deles e com certeza irão te procurar quando resolverem viajar.

Viu, nem sempre é preciso um rio de dinheiro para fazer um bom marketing para pequenas empresas.
O importante é ser criativo e começar logo!

Sr. Site
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Dicas de marketing digital