Se o seu público alvo é formado por pessoas físicas e não
empresas, o Facebook pode ser um dos melhores negócios para chegar perto e se
relacionar com eles. De fato, existem milhões e milhões de consumidores
conectados ao Facebook. Essa grande rede social é assim uma porta aberta para
um mercado potencial de clientes enorme.
Veja algumas formas que sua empresa pode utilizar para
aproveitar o potencial do Facebook a favor da sua empresa:
1 – Tenha um bom plano em mente. Saber porque você esta
criando uma fan page no Facebook é um passo frequentemente negligenciando pelos
donos de empresas. Qual o seu
foco? Encontrar novos clientes? Se relacionar com os seus clientes
atuais? Mostrar aos potenciais clientes que sua empresa é uma autoridade em seu
campo de atuação?
2 – Trabalhe bem as Keywords do seu negócio. Nas suas
publicações, nas hastags e em tudo o que você vai fazer dentro da sua fan page,
lembre-se de trabalhar as palavras-chave que definem sua empresa e aquelas que
são mais procuradas pelos clientes dentro do seu campo de atuação.
3 – No perfil da sua página não esqueça de colocar detalhes
fundamentais para que as pessoas possam entrar em contato com sua empresa: A
url do seu website, o seu email e telefone de contato. Torne fácil para as
pessoas a forma que elas podem obter maiores informações, tirar dúvidas ou
mesmo criticar.
4 – Link seu blog ou website diretamente a sua página no
Facebook. Configure o seu RSS Feed para que toda nova publicação no blog da
empresa seja replicado diretamente na sua página empresarial no Facebook.
5 – Seja pró-ativo no gerenciamento da sua fan page.
Encoraje a discussão sadia. Tenha sempre alguém à disposição para responder as
dúvidas e questionamentos que forem colocados no seu mural. Pelo menos no
horário comercial. Responda a todo questionamento com serenidade, objetividade
e clareza. Sempre que possível direcione o fan para seu website onde ele obterá
maiores informações e eventualmente... Executará novas compras.
6 – Elabore competição e contemple seus fans mais ativos com
recompensas que não necessariamente precisam ser em dinheiro mas em descontos
ou cupons para acesso a produtos e serviços que sua empresa comercializa.
7 – Quando possível invista em propaganda paga dentro do
Facebook. Com as últimas modificações no algoritmo do Facebook o alcance
“natural” dos posts tem tido cada vez menos alcance.
Enfim, gerenciar uma página empresarial dentro do Facebook
passa por um bom planejamento, uma execução e acompanhamento diários, fazendo
testes e apurando o que tem dado resultado e o que precisa ser modificado. Além
disso, é fundamental colocar suas metas no papel e medir ao longo do tempo se
elas, seja qual forem, estão sendo atingidas.