Tem crescido o interesse das empresas pelas estratégias de marketing por vídeo. De fato, faz todo sentido pensar em abordar o seu público alvo por vídeo marketing, já que pesquisas comprovam que esse é o formato preferido do público. Recentemente o próprio Facebook publicou uma estatística onde os posts como maior engajamento foram aqueles que continham alguma mensagem em vídeo.
Entretanto, não basta gerar conteúdo em vídeo sem antes pensar em uma boa estratégia de divulgação e propagação desse conteúdo em vídeo.
Como em toda abordagem mercadológica é fundamental estabelecer um bom planejamento onde esteja muito bem definido o público-alvo e o tipo de conteúdo a ser produzido. Um roteiro profissional deve ser estabelecido, apesar de existirem diversos cases na internet, onde uma filmagem pobre e a aparente falta de enredo geraram virais fantásticos. Isso de fato ocorre, mas isso não deve ser uma premissa previamente assumida e abandonar o planejamento logo de cara é se lançar em uma série infinita e dispendiosa de tentativas e erros.
Abaixo relaciono 3 dicas básicas para uma estratégia de vídeo marketing:
1 - O conteúdo é o rei
Uma vez definido o seu público alvo, é fundamental criar conteúdo em vídeo que seja realmente relevante para esse público. Copiar conteúdo de outros canais ou replicar aquilo que é facilmente encontrado na internet não vai trazer resultado algum e muito menos engajamento. Criar um dialogo e gerar envolvimento através dos vídeos é o caminho para o aumento do tráfego orgânico para seu site ou página em rede social.
2 - Não use o canal como propaganda comercial direta
Um dos grandes erros das empresas que se aventuram no mundo do vídeo marketing é acreditar que o público vai se entusiasmar com vídeos que fazem uma propaganda direta da empresa. Um vídeo publicado no Youtube sobre um conteúdo de interesse do seu público e não sobre sua empresa vai levar um monte de gente direto ao seu site por referência. Esse é o melhor tipo de trâfego que existe: O qualificado. Pessoas e empresas que a partir do conteúdo inteligente, informativo e envolvente do seu canal do Youtube vão até o seu site simplesmente por perceberem a sua empresa como uma referência segura para um determinado assunto.
3 - Vídeos curtos
Procure pensar em vídeos curtos com 30 a 45 segundos, envolventes e que possam prender a atenção do público. As pessoas hoje em dia vivem a chamada "economia da informação". São tantas coisas chamando nossa atenção, o tempo todo, que vai ser difícil captar a atenção do público por um longo tempo. Se o seu tema é extenso e da margem para render muito assunto, procure fracionar o conteúdo em vídeos sintéticos, abrindo vídeos específicos sobre subtemas ou subáreas. Termine sempre cada vídeo com uma chamada para o próximo gerando uma hiperligação entre eles.
Concluindo, podemos dizer que a estratégia em vídeo para captação, retenção er e relacionamento com os clientes só tende a crescer e saíram na frente as empresas, cujos proprietários e departamentos de marketing saibam entender e utilizar corretamente essa poderosa ferramenta a favor das suas empresas.