O Facebook nos oferece muitas oportunidades
de negócio pois se trata da rede social que conta com o maior número de
usuários e na qual as pessoas passam a maior parte de tempo concetadas. Esse
cenário favorece as empresas que investem em divulgar suas empresas e negócios
via Facebook, tanto para relacionamento com sua base atual de clientes quanto
para conseguir novos clientes.
Além disso, o Facebook permite uma alta segmentação e
definição do “target” e a possibilidade de planejar nossa s campanhas de
publicidade em diferentes formatos com um investimento relativamente baixo e
uma fácil execução.
Assim como em qualquer outra ação em mídia social, devemos estabelecer qual será nossa estratégia no Facebook, que sem
dúvidas deve estar alinhada com a estratégia de marketing da empresa ou marca,
podendo ser sintetizada nas seguintes fases:
- Determinação de metas, objetivos e os indicadores ou unidades de medida.
- Determinação de um público alvo (segmentação)
- Desenho do plano, desenvolvimento das ações necessárias para atingir os objetivos.
- Médição, acompanhamento e análise dos resultados.
- Ações corretivas sobre o planejamento.
A partir da nossa experiência com campanhas no Facebook
enumeramos 10 questões que são chave
para o gerenciamento diário de uma fan page empresarial:
1 – A imagem da capa deve ser coerente com a imagem da
marca.
2 – As mensagens postadas na Fan Page deve ser curtas
(máximo de 250 caracteres), objetivas e diretas.
3 – Número de publicações: Entre duas ou três diariamente
incluindo finais de semana.
4 – Conteúdo: Regra de 70-20-10: 70% conteúdo relevante
que seja útil ao seu público alvo. 20% de conteúdo relacionado a promoção e
divulgação do seu produto ou serviço e 10% de conteúdo criativo e interativo
que provoque a interação com o público alvo da fan page.
5 – Horário de publicação. Não é rígido, mas a prática
demonstra que os melhores horários para publicação de posts são: Na parte da
manhã entre 08:00 e 09:00. Na parte da tarde por volta das 14:00hs. No final do
dia e início da noite, por volta das 19:00hs. Logicamente cada setor tem suas
particularidades e portanto é
fundamental no plano de marketing avaliar o acompanhamento das postagens,
fazendo medições e calibrando o melhor horário dos posts em virtude do
andamento das atividades propostas no plano.
6 – Post com fotos e vídeos costumam ter mais
receptividade.
7 – O tom dos posts pode ser informal, porém
profissional. Evitar gírias e expressões excessivamente técnicas.
8 – Trabalhar hashtags mais importantes para o seu
segmento de negócios.
9 – Responder a todas as solicitações, interações e
atenção em especial aos críticos, respondendo com transparência, calma e
educação.
10 – Impulsionar os posts mais interessantes do seu site
via posts patrocinados.
De fato, vale frisar que o gerenciamento de uma fan page
deve ser parte integrante do trabalho de algum profissional da empresa, caso
não seja contratada uma agência especializada em gerenciamento de fan page. Ou
seja, o gerenciamento de uma fan page não pode acontecer “quando tiver tempo”,
mas sim, como parte do cotidiano profissional de um profissional responsável
pelo
Sr. Site
Especializado em criação de sites em São Paulo