10 dicas para administrar a fan page da sua empresa


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  O Facebook nos oferece muitas oportunidades de negócio pois se trata da rede social que conta com o maior número de usuários e na qual as pessoas passam a maior parte de tempo concetadas. Esse cenário favorece as empresas que investem em divulgar suas empresas e negócios via Facebook, tanto para relacionamento com sua base atual de clientes quanto para conseguir novos clientes.


  Além disso, o Facebook permite uma alta segmentação e definição do “target” e a possibilidade de planejar nossa s campanhas de publicidade em diferentes formatos com um investimento relativamente baixo e uma fácil execução.
Assim como em qualquer outra ação em  mídia social, devemos estabelecer qual  será nossa estratégia no Facebook, que sem dúvidas deve estar alinhada com a estratégia de marketing da empresa ou marca, podendo ser sintetizada nas seguintes fases:

  • Determinação de metas, objetivos e os indicadores ou unidades de medida.
  • Determinação de um público alvo (segmentação)
  • Desenho do plano, desenvolvimento das ações necessárias para atingir os objetivos.
  • Médição, acompanhamento e análise dos resultados.
  • Ações corretivas sobre o planejamento.


  A partir da nossa experiência com campanhas no Facebook enumeramos  10 questões que são chave para o gerenciamento diário de uma fan page empresarial:

1 – A imagem da capa deve ser coerente com a imagem da marca.
2 – As mensagens postadas na Fan Page deve ser curtas (máximo de 250 caracteres), objetivas e diretas.
3 – Número de publicações: Entre duas ou três diariamente incluindo finais de semana.
4 – Conteúdo: Regra de 70-20-10: 70% conteúdo relevante que seja útil ao seu público alvo. 20% de conteúdo relacionado a promoção e divulgação do seu produto ou serviço e 10% de conteúdo criativo e interativo que provoque a interação com o público alvo da fan page.
5 – Horário de publicação. Não é rígido, mas a prática demonstra que os melhores horários para publicação de posts são: Na parte da manhã entre 08:00 e 09:00. Na parte da tarde por volta das 14:00hs. No final do dia e início da noite, por volta das 19:00hs. Logicamente cada setor tem suas particularidades e  portanto é fundamental no plano de marketing avaliar o acompanhamento das postagens, fazendo medições e calibrando o melhor horário dos posts em virtude do andamento das atividades propostas no plano.
6 – Post com fotos e vídeos costumam ter mais receptividade.
7 – O tom dos posts pode ser informal, porém profissional. Evitar gírias e expressões excessivamente técnicas.
8 – Trabalhar hashtags mais importantes para o seu segmento de negócios.
9 – Responder a todas as solicitações, interações e atenção em especial aos críticos, respondendo com transparência, calma e educação.
10 – Impulsionar os posts mais interessantes do seu site via posts patrocinados.
De fato, vale frisar que o gerenciamento de uma fan page deve ser parte integrante do trabalho de algum profissional da empresa, caso não seja contratada uma agência especializada em gerenciamento de fan page. Ou seja, o gerenciamento de uma fan page não pode acontecer “quando tiver tempo”, mas sim, como parte do cotidiano profissional de um profissional responsável pelo

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Especializado em criação de sites em São Paulo