Usando SMS em eventos e feiras

 A economia do país anda desaquecida mas parece que o setor de feiras e eventos corporativos continua forte. Acontece que as empresas especializadas nesse segmento passam por um processo de modernização da comunicação com seu público alvo.

 O SMS é uma ferramenta amplamente utilizada por empresas de eventos nos EUA e parte da Europa onde esse mercado de feiras é bastante avançado e fortemente apoiado por tecnologia da informação.

Resultado de imagem para sms marketing eventos

  Em recente visita a uma feira de negócios em Barcelona na Espanha pude constatar como as empresas especializadas em feiras e eventos tem se valido do SMS como uma ferramenta de comunicação, relacionamento e distribuição de conteúdos.

  De início o processo de confirmação da minha inscrição foi feito por SMS. É certo que o email ainda é um meio muito utilizado, mas partindo do pressuposto de que cerca de 98% dos SMS são lidos ao passo de que apenas 20% em média dos emails são lidos pelos receptores, faz muito sentido fazer o "double check" onde o inscrito para a feira recebe uma confirmação em loco da sua inscrição.

  Após a inscrição passei a receber periodicamente torpedos com links (encurtados) para páginas com programa do evento, palestrantes e links complementares que me estimularam a permanentemente manter contato com o evento que estava por vir.

  Dois dias antes do evento recebi um lembrete em dois períodos distintos do dia do evento que estava chegando.

  Já na feira ao fazer a confirmação do meu cadastro e retirar minha credencial recebi uma mensagem instantânea com um link para o mapa da feira e uma mensagem de boas vindas.

  Durante o passeio pelo enorme centro de exposições que tem mais de 100.000 metros quadrados recebia alguns torpedos ao passar na frente de alguns estantes, muitas vezes com descontos e promoções para serem validados apresentando o código da mensagem enviada.

  Já na saída da feira, ao passar pela catraca recebi um sms agradecendo a presença no evento e um link para dar minha opinião online.

 Enfim, descrevi essa interação acima para mostrar como o sms pode ser utilizado pelas empresas de eventos e feiras de forma a estimular e aprofundar o relacionamento com todos os participantes de um evento específico. A tecnologia e o processo acima descritos podem ser replicados facilmente aqui no Brasil pois já existem empresas amplamente capazes de fornecer ferramenta e metodologia de marketing no uso efetivo do SMS como apoio as empresas.

Sr. Site
Agência Web
Criação de sites em São