Aplicar técnicas de SEO m lojas virtuais é fundamental e representa um passo fundamental na implementação e melhoria continua de uma loja virtual.
A grande maioria dos acessos de uma loja virtual vem da busca orgânica, ou seja, das pesquisas realizadas pelos clientes no motores de busca, no Brasil, em especial no Google. Estar em destaque nesses resultados pode representar o sucesso ou o fracasso de um e-commerce.
Muitos empreendedores relegam a um segundo plano o processo de implementação de técnicas de SEO nas lojas virtuais focando sua atenção em aspectos de layout e visual da loja. Esse é um erro grosseiro, pois o SEO deve ser considerado desde o processo de planejamento da loja virtual.
Para divulgar uma loja virtual é preciso avaliar os diversos aspectos envolvidos no marketing digital e o marketing de busca e parte fundamental desse contexto. Uma loja virtual para ter sucesso precisa ter um bom posicionamento nos motores de busca e os resultados em SEO geralmente acontecem em médio e longo prazos, ou seja, comece já!
Geralmente, segundo estatísticas, a maior parte das conversões em lojas virtuais vem de resultados nas buscas orgânicas, superando os links patrocinados e o email marketing, segundo pesquisa do E-Bit realizada no final de 2013.
Portanto, aplicar técnicas de SEO em lojas virtuais deve ocupar um espaço importante no investimento mensal em marketing dos empreendedores digitais.
Entendendo o comportamento de compra
O passo inicial em qualquer estratégia de otimização de e-commerce para ferramentas de busca esta na profunda compreensão do comportamento do seu consumidor típico, do seu público alvo. É fundamental estudar a fundo o perfil típico do seu cliente, seu hábito de consumo e a forma como ele pesquisa, prospecta e compra produtos como os que você vende na internet.
A partir desse levantamento serão definidas as palavras-chave ou termos que devem ser prioritários no trabalho de SEO. Essas palavras-chave escolhidas devem contemplar todo o ciclo de compra pelo qual um cliente típico do seu empreendimento passa. Assim, a sua loja vai aparecer para o seu cliente em todos os momentos do seu ciclo de compra e não somente para aqueles que já estão prontos para comprar.
SEO começa na fundação da loja virtual
É fato que implementar SEO em uma loja virtual que não foi pensada para trabalhar com essas técnicas é como tentar "trocar as peças de um avião em pleno voô". Não é impossível mas da muito trabalho e pode ser financeiramente inviável,
Portanto, já no planejamento da sua loja virtual, procure por fornecedores que ofereçam plataformas que vão dar suporte a sua estratégia de SEO, Claro, existe um parte da aplicação de SEO em lojas virtuais que tem a ver com software e outra, principal, que diz respeito ao plano de otimização. Se houver um descasamento entre as duas partes a estratégia ficará comprometida.
O recado aqui é de um bom plano implementado em uma estrutura frágil ou um plano frágil sobre uma estrutura robusta tem o mesmo efeito: fracasso.
Basicamente uma plataforma de e-commerce robusta deve oferecer suporte a implementação de técnicas de SEO em três níveis
Otimização da estrutura da informação da loja: Categorização, detalhamento de produtos, etc.
Otimização na página: Implementação de técnicas de SEO em cada página trabalhando os termos chaves, tags e outras técnicas de SEO onpage.
Otimização fora da página: Importante, pois o processo de link building, ou a construção de uma reputação forte para sua loja através do encadeamento de links de valor e relevância dentro do seu segmento precisa de certa abertura dentro da sua loja para se concretizar.
O fato é que é fundamental incluir o processo de SEO na sua loja virtual desde o primeiro momento do seu plano de montar uma loja virtual. É comum ver projetos inteiros tendo que serem refeitos pois a estrutura da loja não levou em conta a aplicação do SEO.
SEO nas páginas
Falaremos brevemente aqui da importância de se otimizar cada página de produto. É comum ver os proprietários de lojas virtuais repetindo o conteúdo do manual do fabricante ou de outros sites na página de um produto. O problema com essa abordagem é que o Google e outros motores de busca dão muito valor a conteúdo original e relevante. Criar suas próprias descrições de produtos, aprofundando a redação de textos ricos em palavras-chaves que foram pesquisadas lá na fase de planejamento são fundamentais para dar mais relevância e melhorar o posicionamento do seu e-commerce.
É fundamental dar especial atenção, mas não se limitando a eles, aos seguintes elementos da página de detalhe de um produto:
- Meta tag Título - provavelmente a mais importante no processo de otimização
- Meta tag Descrição - Relevante por informar ao motor de busca e ao usuário sobre o conteúdo da página.
- Meta tag Palavras-chave - Apesar de rumores de que ela não tem mais importância, resultados práticas comprovam o contrário. Um bom trabalho com as meta tags de palavras-chave mostram ao buscador a organização e ordenação do conteúdo da página.
- Meta tags de destaques - H1, H2, etc
- Tags de ênfase - São importantes para destacar no conteúdo as palavras-chaves e termos importantes para o negócio.
Esse artigo não pretende esgotar o assunto, que é amplo, técnico mas que tem também um vies muito forte da parte de marketing da empresa. Afinal, o que se pretende obter com o resultado do trabalho técnico de SEO é uma melhora geral na performance de vendas da loja, assim como fortalecimento de marca e visibilidade.
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