Em 2015 estima-se que serão abertas mais de 2 milhões de empresas. São pequenas, médias e grandes empresas que atuam em segmentos distintos indo desde pequenas indústrias, passando por lojas de varejo e chegando a pesquisadores e consultores.
O que todas essas empresas tem em comum? A necessidade de serem conhecidas, de demonstrarem o que são capazes de fazer e o que vendem.
Qual a melhor forma de uma empresa obter visibilidade? Investindo em divulgação, promoção e propaganda. Afinal, quem não é visto não é lembrado!!
Uma boa maneira de dar visibilidade a sua empresa é criando um site. Criar um site deve fazer parte da estratégia comercial de qualquer empresa. Afinal, somos mais de 100 milhões de brasileiros navegando diariamente na internet.
Nesse artigo vamos mostrar para você pequeno empresário ou interessado em saber como funciona a criação de sites, passo a passo. Vamos lá:
1 - Contrate um profissional
Não tente fazer tudo na sua empresa. É notório que no Brasil as pessoas tendem a achar que tudo é simples, que tudo é fácil e com o famoso jeitinho brasileiro "do faça você mesmo" acabam trocando os pés pelas mãos. Acredite, contratar uma agência de criação de sites ou um profissional freelancer sério vai fazer toda a diferença. O barato pode sair caro, pois você já tem muita coisa para cuidar: compras, estoque, vender, faturar. Deixe a imagem da sua empresa nas mãos de um profissional especializado e vá se concentrar no seu negócio!
2 - Reunir o material
Um site nada mais é que um conjunto de informações que vão ser organizados em uma forma específica (layout). Não procure o profissional ou agência antes de recolher algumas informações básicas:
- Texto que descreve sua empresa
- Informações sobre seus serviços e produtos
- Fotografias
- Sua logomarca (se tiver)
- Dados de contato que serão colocados no site: email, endereço, telefone, skype, etc.
3 - Reuniões de levantamento
Qualquer empresa ou profissional sério vai te encaminhar ou conduzir com você um briefing. Ou seja, uma ou mais entrevistas com perguntas que ajudaram a empresa a entender as suas expectativas e necessidades. Preencha esse briefing com o máximo de informações e detalhes. Esse documento servirá de base para todas as questões que virão a seguir: identidade visual no site, a navegabilidade, a estrutura da informação, a compilação das páginas do site e por ai em diante.
4 - Prova conceitual
O seu designer vai criar um layout baseado no seu briefing e vocês terão uma base mais concreta para discussão. Pode ser que diante do layout apresentado você peça alterações e isso é normal. Talvez tenham que voltar ao briefing e complementar mais informações. Essa fase pode ser mais ou menos longa de acordo com o bom preenchimento do briefing e o perfeito entendimento dele pelo designer. Já deve ter entendido a importância do briefing nesse momento, certo?
5 - Aprovação e colocação no ar do site
No momento que o site se torna aprovado por você, o pessoal da agência irá colocar o site, fruto de todo o trabalho anterior no ar. Ou seja, após a criação de site sua empresa terá um website online. Ai começa a fase de manutenção do site, onde através de uma plataforma gerenciada pelo próprio cliente vai ser possível mudar textos, fotos e arquivos.
Esse é um resumo do processo de criação de um site pequeno e que atende a grande maioria das pequenas e médias empresas que investem na criação de sites. O processo total pode demorar de alguns dias a meses dependendo da complexidade do projeto e da disponibilidade do cliente e agência trabalharem em conjunto.
Sr. Site
Agência Web | Criação de sites em São Paulo