Vender online é uma realidade para mais de 425.000 empreendedores no Brasil. Esse é o dado mais atual que o E-Bit divulgou no final de 2014 sobre a quantidade de lojas virtuais online no Brasil.
Entretanto, os tempos do amadorismo nas vendas virtuais ficaram para trás e agora a competição é bruta e somente sobreviverão aqueles empreendedores digitais que tiverem realmente um plano estruturado de fato para que seus e-commerces prosperem.
Pensando em ajudar o empreendedor digital preparamos 5 dicas para aumentar as vendas no seu site. Vamos lá:
1 - Segmentação e nicho de mercado
Parece óbvio e provavelmente você já ouviu falar que o sucesso do e-commerce esta nos nichos. Afinal, quem quer competir com uma Netshoes vendendo artigos esportivos ou com um Ricardo Eletro na venda de eletrodomésticos? Mas é fundamental avaliar o potencial de mercado de um determinado nicho. Como fazer isso? De modo extremamente simplificado pode-se afirmar que potencial de mercado de um determinado nicho significa a quantidade e a capacidade de compra de um determinado percentual de clientes que estão dispostos a consumir produtos ou serviços como os que sua empresa vende. Assim, não basta fazer uma boa segmentação, mas e importante observar se o nicho resultante dessa segmentação representa um mercado em potencial. Imagine, pode ser que você tenha desenvolvido um novo pigmento que permite que uma determinada tinta tenha uma durabilidade de 10 anos enquanto as demais duram apenas 3 anos. Acontece que esse pigmento custa 5 vezes mais caro que o pigmento tradicional. Será que você terá um mercado suficientemente grande disposto a pagar, de partida, valores 5 vezes superiores ao do produto original? O exemplo esdruxulo aqui serve para determinar a primeira dica: Escolha um nicho sim, mas um que tenha potencial de mercado suficientemente grande para alavancar seu negócio online.
2 - Sazonalidade
Não existem dúvidas que os eventos sazonais são grandes responsáveis pelo incremento das vendas no varejo, seja físico ou online. Eventos como natal, dias das mães e namorados são excelentes pra aumentar as vendas. Mas será que o seu segmento de negócio não pode se valer de eventos do calendário do comércio que nem sempre são tão valorizados assim. Ficar atento ao perfil do seu público alvo pode determinar que boa parcela deles se encontra em determinada categoria ou perfil em comum, como por exemplo: "Solteiros sem filhos com idade entre 21 e 35 anos". Não seria legal montar uma campanha que promova produtos e serviços dedicados a esse público? O fato é que a grande maioria dos lojistas somente prepara seu e-commerce para os grandes eventos, criando banners e promoções que somente são ativados nesses grandes eventos. De novo, avalie o seu público atual de clientes e a partir dai crie um calendário de eventos promocionais que envolva o perfil dessas pessoas.
3 - Invista em vídeos
Vídeos são uma maneira prática de aproximar o virtual do real. Já não bastam fotos de qualidade. Cada vez mais o consumidor digital vai exigir mais da sua loja virtual. Principalmente aqueles que já tem experiência e contato com compras online vai passar a exigir uma interatividade maior no site. Vídeos podem ser usados no seu e-commerce basicamente de três maneiras:
- Para apresentar produtos
Mostrar o produto na prática e no seu uso diária. Modelos usando roupas, equipamentos sendo usados na prática, etc;
- Para ensinar sobre produtos
Videos tutoriais sobre a instalação, uso e manutenção de produtos, variando desde manuais online de bricolagem até dicas de manutenção de bicicletas, por exemplo.
- Para reforço de mensagens e experiências
Testemunhos vendem. Gravar testemunhos de clientes sobre determinado produto e principalmente sobre o atendimento, prazo e qualidade da sua loja ajudam a aumentar as taxas de conversão e vendas. Pessoas confiam em outras pessoas muito mais do que em propaganda paga.
Enfim, existem várias formas de aumentar as vendas no seu site mas todas elas exigem planejamento, estudo, implementação, acompanhamento e revisão constantes. Mas o esforço sempre vale a pena.
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