Quando se pensa em investimentos em marketing, as pessoas de uma forma em geral lembram de grandes empresas e suas propagandas no horário nobre da televisão. Esse tipo de investimento ainda é muito caro para a maioria da pequenas empresas brasileiras.
Mas, felizmente existem várias outras formas de divulgar sua empresa e torna-lá conhecida em seu mercado. Mas a pergunta aqui eé: Quanto uma pequena empresa deve investir em marketing?
Para responder essa pergunta devemos considerar que existem dois tipos de investimentos em marketing, que genericamente podemos dividir em dois grandes grupos:
1 - Marketing Institucional
Esse é um conjunto de ações de marketing que derivam de um plano de marketing que determinam ações promocionais que visam tornar a empresa conhecida, fortalecer a marca e da-lhe relevância. Esse investimento deve fazer parte do orçamento empresarial e considerado dentro de uma ótica de investimento mensal. As ações podem ser: divulgação em jornais, revistas, panfletos, rádio, redes sociais, links patrocinados no Google, etc. Para esse tipo de investimento sugere-se uma verba mensal que corresponda entre 2% a 5% do faturamento bruto mensal da empresa. Lembre-se, esse deve ser um investimento perene independentemente das vendas estarem em alta ou em baixa.
2 - Marketing Comercial
São todas aquelas ações de marketing com uma finalidade específica, seja ela aumentar as vendas de determinado produto, o lançamento de uma nova linha de produtos ou serviços, ou ações visando a captação de novos clientes, por exemplo. Para se chegar a conclusão de qual valor deve ser investido nesse tipo de marketing é preciso fazer todo um planejamento de vendas e prever os possíveis desdobramentos das ações e o retorno do investimento. Assim, por exemplo, se para converter 1 cliente são necessários que sua campanha atinja ao menos 100 clientes, deve-se planejar quais as melhores mídias, do ponto de vista de relevância e também de custo x benefício para chegar a um patamar onde seja possível determinar o investimento necessário. Então, como se vê não é possível a priori determinar um valor de investimento mínimo e nem máximo para esse tipo de ação, dada as variáveis diversas que lhe determinam.
Sr. Site
Agência especializada em criar sites em BH e criação de sites em São Paulo
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