Vivemos hoje a era do excesso de informação. Para qualquer lado que olhemos vamos ver algum tipo de propaganda, uma empresa estará sempre por perto querendo vender algo. E muitas vezes nos não somos o público alvo daquela empresa.
A boa nova é que os consumidores hoje em dia já dispõem de recursos que lhes permitem filtrar o tipo de conteúdo que desejam receber. Programas anti-Spam, bloqueadores de pop-ups e outros levam as empresas e seus departamentos de marketing a procurar soluções alternativas que lhes permitam levar sua mensagem até seu cliente de forma menos invasiva possível.
O SMS tornou uma ferramenta poderosa de relacionamento nas mãos das empresas. Dois fatores contribuiram de forma decisiva para essa popularização. Em primeiro lugar a base crescente de telefones celulares habilitados. A nível de Brasil já tgemos mais de 280 milhões de celulares habilitados no país. Em segundo lugar a simplicidade da tecnologia. Enquanto que para receber mensagens no Whatsup, por exemplo, é necessário que o aparelho seja conectado a um plano de dados, no caso do SMS qualquer celular habilitado em planos pos ou pré-pagos já estão aptos para receber sua mensagem.
Entretanto, a capacidade da tecnologia tem sido subestimada por boa parte do empresariado brasileiro que não entendeu completamente como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.
É fato que o SMS possibilita um grau de personalização de mensagens absurdo. Então, é possível, por exemplo, encaminhar uma mensagem promocional ou informacional para um público específico de uma determinada região. Pegue-se o exemplo de um restaurante em um bairro como a Liberdade em São Paulo. É possível mapear via CEP todas as ruas que formam o bairro e disparar uma mensagem promocional específica para os moradores do bairro. A efetividade dessa campanha tende a ser tremenda.
Por outro lado, se o SMS é excelente ferramenta para captação de clientes, existem vantagens ainda maiores quando a tecnologia e usada para comunicação com quem já é cliente. Empresas que desejam fazer vendas recorrentes para sua base de clientes ou então reforçar a fidelidade dos que já são clientes encontram no SMS uma ferramenta perfeita.
Escolas podem enviar conteúdos educativos, hotéis podem mandar promoções de desconto nas datas comemorativas, como aniversário para seus antigos hospedes, seguradoras podem reforçar a necessidade de renovação de seguros e agências de viagens podem oferecer novos pacotes turísticos para a sua base de clientes baseado em suas preferências. Isso para ficar em alguns exemplos.
Concluíndo, esse breve artigo que apenas, de forma superficial demonstrar a capacidade e a potencialidade inerente a ferramenta de SMS Marketing como canal para comunicação e fidelização de clientes.
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