Cerca de 50% do sucesso de uma campanha de email marketing reside na capacidade do redator em criar um excelente assunto no subject do email. De fato é o campo assunto que vai definir se o cliente abrirá ou não o seu email.
Todo email marketing de sucesso deve seguir certas regras e práticas que vão definir se o email será aberto ou não.
Vamos listar algumas delas:
- Criatividade - Dedique um bom tempo ao planejamento do campo assunto do seu email. Faça um brainstorming com sua equipe, colaboradores e conhecidos. Várias cabeças pensando em conjunto sempre vão chegar a um resultado melhor.
- Frases curtas, objetividade e clareza
- Gere testes A/B com assuntos diferentes. É fundamental fazer testes com dezenas ou mesmo centenas de emails com o campo assunto escrito de forma diferenciada e validar aqueles que obtiveram maior taxa de abertura.
- Nunca escreva o campo assunto em caixa alta, pois isso soa como uma agressão ou apelação no mundo digital.
- Nunca ponha preço no campo Assunto. O lugar do preço é dentro do corpo do seu email marketing.
- Assunto com títulos do tipo "Newsletter" já não funcionam bem para captação de clientes.
- Separe partes do assunto utilizando o operador pipe | . Eles são uma boa prática para separação de termos dentro do campo assunto.
- Utilize a personalização do campo assunto usando pronomes pessoais como você, seu, etc.
- Listas numeradas são ótimas para chamar a atenção. Exemplo: "7 dicas para manter a forma"
- Cuidado com alguns termos que são geralmente interpretados como SPAM pelos clientes de email: compre, grátis, promoção, vendas, desconto, etc.
Ou seja, não existe fórmula mágica que vá fazer seu cliente abrir seu email mas a lista acima pode ajudar a tornar seu email mais atrativo e diminuir a probabilidade dele ser considerado SPAM ou ser deletado pelo seu cliente.
Sr. Site
Agência especialista em Criar Site em BH e criação de sites em São Paulo