Tem crescido o número de reclamações de nossos clientes sobre o chargeback em suas operações de e-commerce. Infelizmente essa é uma realidade presente no cenário mundial de e-commerce. Mas existe uma prática que pode ajudar a reduzir as taxas de chargeback na sua loja virtual.
Muitos clientes fazem várias compras online no decorrer de um mês e simplesmente ficam perdidos quando sua fatura chega. Muitas vezes os clientes não reconhecem uma compra simplesmente porque não conseguem associar o nome da sua loja a um produto ou serviço específico.
Algumas empresas no exterior passaram a adotar uma estratégia inteligente que você pode por em prática também. A prática consiste em associar o débito na fatura do cliente a um link e não apenas ao nome da sua empresa. Então, supondo que sua empresa se chama "Oculos Modelo", em uma fatura "normal" o débito de uma compra do seu cliente na loja viria escrito com algo como "Óculos Modelo Ltda". Mas e se a fatura viesse com algo como oculosmodelo-cobranca.com.br?
É isso que algumas empresas estão fazendo no exterior e o resultado tem sido execpcional. Se o cliente da citada "Óculos Modelo" no exemplo acima não reconhecer a dívida ele poderia acessar o link oculosmodelo-cobranca.com.br e lá encontraria uma página descrevendo:
- Quem Somos
- Por que estamos te cobrando
- Contato
- Como cancelar
- etc.
É muito mais fácil para o cliente associar a compra as informações de um site do que tentar se lembrar da razão social de uma empresa em uma emaranhado de nomes em sua fatura mensal.
Para implementar essa técnica em sua loja virtual você deve seguir alguns passos:
- Registre um domínio como o citado no exemplo acima: nomesualoja-cobranca.com.br.
- Entre em contato com seu banco ou operador de crédito e solicite a mudança do nome da sua empresa nas faturas para um nome de domínio como o modelo criado acima.
- Crie uma página simples e leve com todos os detalhes que facilitem a associação da compra ao nome pelo cliente.
Os resultados dessa implementação já são uma realidades em operações de e-commerce no exterior. O custo de implementação é baixo e vale a pena implanta-ló em seu e-commerce.
Sr. Site
Agência Web
Especialista em criar sites em BH e criação de sites em São Paulo.