O e-commerce brasileiro parece imune as crises (morais e econômicas) que assolam a nação brasileira. O crescimento do e-commerce no ano de 2014 passou de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Não obstante, mais de 70% dos brasileiros nunca compraram em uma loja virtual. Parece realmente um óasis no meio de tantas notícias ruins. Mas será mesmo?
A verdade é que as lojas virtuais proliferaram no Brasil nos 5 últimos anos. Existem alguns milhares de lojas virtuais no Brasil mas quase 80% delas não fazem mais que 10 vendas por mês. Um número baixíssimo se comparado a outros países onde o mercado online esta bem mais maduro.
Baixas barreiras de entrada, com investimento relativamente baixo é possível abrir uma loja virtual, mas de fato, parece que existem certos mitos que rondam o imaginário coletivo quando o assunto é vender online. Separamos abaixo 3 mitos sobre abrir uma loja virtual:
1 - Abrir uma loja é fácil
Sm, do ponto de vista técnico já temos no Brasil modelos de lojas virtuais consolidadas e não existe, de fato, uma dificuldade de se montar uma loja online. Existem empresas que habilitam uma estrutura completa de vendas online em apenas 5 minutos! Mas a aparente facilidade morre ai. É que para ter uma loja virtual de sucesso é preciso muito mais que a instalação de um software de loja virtual. É preciso muito planejamento que envolve como em qualquer outro negócio ter processos muito bem definidos em pelo menos 4 áreas distintas: Vendas, produção, financeiro e logística de entrega. Não se engane, abrir uma loja virtual de sucesso não é um passeio no parque.
2 - Se vende sozinha
Um mito muito difundido é que basta montar uma linda loja virtual, cadastrar seus produtos e uau, as vendas virão!!! Nada mais falso. Hoje existem milhões de sites cadastros na internet. Escolha um campo de atuação e você verá milhares de competidores. Não se esqueça, a competição hoje em dia é mundial. Portanto, prepare uma boa verba para publicidade e propaganda. Você tem que tornar sua loja virtual conhecida do seu público alvo. Para isso vale investir em blog, redes sociais, anúncios pagos no Google e Facebook e tudo mais que fizer sentido para o seu negócio. Não existe almoço grátis aqui.
3 - Meu produto é único
Ok, então você fabrica "tampas azuis para garrafas de coca-cola" e "mais nínguem" no mundo faz isso. Excelente, mas você avaliou o potencial desse mercado? Existem pessoas ou empresas em volume suficiente interessadas em comprar seu produto que justifiquem a criação de um negócio online. Não se esqueça, foco no mercado e não no produto. Esqueça o que você gosta e ouça o mercado para descobrir o que ele gosta.
Sr. Site