A empresa TNS Brasil realizou um estudo com mais de 56 mil pessoas em 52 países que revela o comportamento dos consumidores no ambiente digital.
Algumas constatações da pesquisa denominada Connected Life foram:
- A mídia online é mais usada no Brasil durante o dia, mas no jantar a televisão ainda reina absoluta como a mídia mais popular
- O brasileiro lidera o consumo de mídia em comparação com outros 52 países ao redor do mundo.
- Em geral, o brasileiro médio passa 2,5 horas por dia na frente da TV e 4,5 conectado as mídias digitais.
A televisão ainda reina absoluta no horário do jantar pois esse é um hábito arraigado na população brasileira. Mas cada vez mais as pessoas tem se conectado as mídias digitais durante o intervalo da sua novela ou programa favorito, fazendo com que as propagandas e comerciais (marketing de interrupção) divulgadas no intervalo desses programas de TV tenham cada vez menos efetividade.
A pesquisa mostra ainda que o alcance da TV e rádio é alto durante todo o dia, sendo que a penetração do rádio e muito maior no início da manha e da televisão no período da noite.
Já o alcance do celular é alto durante todo dia. Profissionais de marketing, publicidade e propaganda devem cada vez mais observar o melhor horário de cada canal para lançar suas campanhas publicitárias e obterem maior efetividade da mensagem.
Apesar do avanço e da força da internet no Brasil, nosso país ainda é um dos em que a população mais assiste TV em relação ao resto do mundo. A média nacional é de 92% da população enquanto a média mundial é de 88%.
Entretanto, a popularização do acesso à internet, o barateamento do aparelhos móveis e o maior nível de escolaridade da população apontam para o crescimento nos próximos anos do consumo de mídia online.
Sr. Site