Muitas pessoas, profissionais e também empresários tem a crença de que para trabalhar com marketing digital basta abrir uma conta no Facebook ou comprar mídia paga via links patrocinados no Google Adwords.
Na verdade, para se ter resultados palpáveis no ambiente digital e fora dele, é preciso muito mais que o conhecimento técnico em ferramentas. Dai a grande falácia vendida por fornecedores e empresas de marketing digital que por terem certificações técnicas em determinado produtos (Adwords, Facebook Ads, etc) acreditam ser suficientes. Via de regra o que acontece na maior parte das vezes são resultados pífios, empresas queimadas e empresários desconfiados.
Na nossa consultoria em marketing digital, a Sr.Site nos trabalhamos com uma metodologia própria de gestão de projetos de marketing digital que tem suas raízes cravadas no PDCA. Todos conhecem o PDCA?
Fazer
Com um cronograma que é nosso guia damos vida as ações que foram planejadas cuidadosamente na fase de planejamento. O cronograma é peça importante da nossa estratégia, pois ele serve como um guia e como um contrato formal do que vai ser feito e do que não ser feito, pois afinal, o que não esta no cronograma implicitamente esta fora do escopo!
Mas o fazer não é uma fase solta e fora de um contexto. Muito pelo contrário, se na fase de planejamento o que importa é definir de forma clara e correta o que deve ser feito, na fase de execução o primordial é fazer bem o que foi definido.
Checar
Sem um acompanhamento efetivo das ações todo projeto corre o risco de estar indo para o caminho errado. Essa máxima é ainda mais verdadeira em projetos de marketing digital onde métricas devem ser coletadas diariamente, analisas e os resultados devem ser avaliados para ações corretivas imediatas. Afinal, um investimento em uma campanha de links patrocinados para um segmento que foi mapeado de forma errada lá na fase de planejamento pode por a perder milhares ou até milhões de reais em verba promocional.
É importante frisar que nessa fase são checados os indicadores definidos na fase de planejamento. Por isso é dada especial atenção do gerente de projeto junto a equipe para que os parâmetros definidos para cada indicador sejam rigorosamente cumpridos. Trabalhamos com um painel online onde o cliente acompanha mesmo a distância os resultados em tempo real de cada investimento realizado.
Corrigir
Se algo sai do planejado ou se as coisas não caminham como o esperado, ações corretivas são colocadas em prática. Nossa experiência com projetos de marketing digital mostram que a ausência ou a leniência na tomada de ações corretivas é que leva muitas vezes os projetos de marketing digital a naufragarem. Na internet as coisas andam em uma velocidade muito alta e é preciso feeling da equipe e a pronta implementação das ações corretivas para que o resultado esperado seja alcançado.
Enfim, a frugalidade da internet muitas vezes faz parecer que em matéria de marketing digital tudo é muito fácil, muito rápido e tranquilo. Nos acreditamos que uma boa metodologia de gestão de projetos de marketing digital é condição básica para o sucesso de qualquer campanha séria de marketing digital.
Na verdade, para se ter resultados palpáveis no ambiente digital e fora dele, é preciso muito mais que o conhecimento técnico em ferramentas. Dai a grande falácia vendida por fornecedores e empresas de marketing digital que por terem certificações técnicas em determinado produtos (Adwords, Facebook Ads, etc) acreditam ser suficientes. Via de regra o que acontece na maior parte das vezes são resultados pífios, empresas queimadas e empresários desconfiados.
Na nossa consultoria em marketing digital, a Sr.Site nos trabalhamos com uma metodologia própria de gestão de projetos de marketing digital que tem suas raízes cravadas no PDCA. Todos conhecem o PDCA?
O PDCA é um mais do que um método, mas sim uma completa filosofia de gestão empresarial. Na Sr. Site, nos utilizamos essa filosofia de gestão por toda a empresa. Desde o pessoal que pensa e elabora as estratégias empresariais até o cliente final. Aliás, o cliente é centro de qualquer estratégia bem feita de marketing digital.
O PDCA envolve os macro processos abaixo:
Planejar
No contexto da nossa metodologia de marketing digital, toda vez que temos um novo cliente, começamos pelo planejamento. Sim, parece óbvio, mas tenho visto com mais frequência do que se imagina, dezenas de clientes que foram atendidos por empresas de marketing digital cujo foco eram as ferramentas. Então, nos caminhamos no sentido inverso. Acreditamos que um bom planejamento de marketing digital passa pelo correto entendimento de quem é o cliente, suas forças, suas fraquezas, quem são seus concorrentes, como se comporta o seu mercado, se existe algum tipo de diferencial que possa ser explorado ou se devemos criar algum. Fazemos um profundo e completo estudo do cliente, quase que como uma radiografia. Esse processo demora entre alguns dias até algumas semanas dependendo do tamanho da empresa, do grau de complexidade do seu mercado, etc. Uma vez finalizada essa etapa, que na prática nunca acaba, mas que tem certos entregáveis, nos partimos para a próxima etapa, sempre caminhando em conjunto com o nosso cliente.
Fazer
Com um cronograma que é nosso guia damos vida as ações que foram planejadas cuidadosamente na fase de planejamento. O cronograma é peça importante da nossa estratégia, pois ele serve como um guia e como um contrato formal do que vai ser feito e do que não ser feito, pois afinal, o que não esta no cronograma implicitamente esta fora do escopo!
Mas o fazer não é uma fase solta e fora de um contexto. Muito pelo contrário, se na fase de planejamento o que importa é definir de forma clara e correta o que deve ser feito, na fase de execução o primordial é fazer bem o que foi definido.
Checar
Sem um acompanhamento efetivo das ações todo projeto corre o risco de estar indo para o caminho errado. Essa máxima é ainda mais verdadeira em projetos de marketing digital onde métricas devem ser coletadas diariamente, analisas e os resultados devem ser avaliados para ações corretivas imediatas. Afinal, um investimento em uma campanha de links patrocinados para um segmento que foi mapeado de forma errada lá na fase de planejamento pode por a perder milhares ou até milhões de reais em verba promocional.
É importante frisar que nessa fase são checados os indicadores definidos na fase de planejamento. Por isso é dada especial atenção do gerente de projeto junto a equipe para que os parâmetros definidos para cada indicador sejam rigorosamente cumpridos. Trabalhamos com um painel online onde o cliente acompanha mesmo a distância os resultados em tempo real de cada investimento realizado.
Corrigir
Se algo sai do planejado ou se as coisas não caminham como o esperado, ações corretivas são colocadas em prática. Nossa experiência com projetos de marketing digital mostram que a ausência ou a leniência na tomada de ações corretivas é que leva muitas vezes os projetos de marketing digital a naufragarem. Na internet as coisas andam em uma velocidade muito alta e é preciso feeling da equipe e a pronta implementação das ações corretivas para que o resultado esperado seja alcançado.
Enfim, a frugalidade da internet muitas vezes faz parecer que em matéria de marketing digital tudo é muito fácil, muito rápido e tranquilo. Nos acreditamos que uma boa metodologia de gestão de projetos de marketing digital é condição básica para o sucesso de qualquer campanha séria de marketing digital.
Sr. Site
Agência especializada em criar sites em BH e criação de sites em São Paulo
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