O Brasil tem hoje cerca de 100 milhões de pessoas que se conectam diariamente na internet. Desse total, 98% utilizam o Google como ponto de partida para procura por produtos e serviços. Anunciar no Google é fundamental então, caso sua empresa queira ser encontrada pelo seu público alvo.
Mas para ter sucesso na divulgação do Google é importante conhecer como funciona o mecanismo de publicidade do Google, denominado Google Adwords.
Veja o vídeo explicativo abaixo:
Alguns passos são necessários para que uma campanha Adwords obtenha o resultado esperado. Vamos elencar abaixo 3 passos para o sucesso da sua campanha Adwords:
1 - Seleção de Palavras Chave
Um ponto fundamental de toda campanha Adwords é o correto entendimento de como as pessoas ou empresas que formam seu público alvo procuram por produtos ou serviços como o seu.
Dentro do painel de administração do Google Adwords existe uma ferramenta que permite procurar por palavras-chave e termos relacionados a um determinado assunto. Use essa ferramenta como ponto de partida para entender quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu segmento. Essa ferramenta também lhe mostrará em termos estatísticos qual a relevância de cada termo nos últimos 12 meses, o custo médio de cada clique e o nível de concorrência
Invista o tempo que for necessário para criar um bom planejamento das palavras-chave, pois cerca de 70% do sucesso de uma campanha Adwords se dá em virtude da boa seleção de palavras-chave.
Organizar de forma lógica as suas campanhas e anúncios no Google Adwords é fundamental para que os anúncios tenham a relevância necessária e atinjam os objetivos estabelecidos no planejamento.
Pense em uma campanha Adwords como um prateleira onde cada nível tem um detalhamento e papel específico. Uma boa campanha deveria seguir a estruturação proposta na figura abaixo:
Pense em uma campanha Adwords como um prateleira onde cada nível tem um detalhamento e papel específico. Uma boa campanha deveria seguir a estruturação proposta na figura abaixo:
3 - Monitoramento da Campanha
Um grande erro que vemos recorrentemente em nossas consultorias de marketing digital é que os empresários montam suas campanhas no Adwords e as deixam correr "soltas" ou quando muito observam apenas o número de cliques diários.
Erro é um erro que deve ser evitado. Uma campanha tem que ser monitorada todos os dias, otimizando o clique para as palavras que tem dado maior retorno, eliminando aquelas que não dão tanto retorno e ajustando lances e configurações. Esse é um trabalho fundamental, porque o comportamento do consumidor muda constantemente e sua campanha e anúncios devem refletir essa percepção de mercado.
Concluindo, podemos afirmar que o Google Adwords é uma excelente ferramenta para empresas de uma forma em geral, mas é especialmente útil para pequenas e médias empresas que não tem uma verba muito grande de marketing para investir em publicidade e propaganda.
Sr. Site