Clientes que sempre retornam a sua loja são fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio. Especialmente para os pequenos empreendedores.
Listamos aqui 3 ideias de como o empresário pode manter seus clientes por mais tempo:
1 - Tenha a equipe correta
Apesar do avanço da tecnologia e do poder de marketing, no final das contas pessoas compram de outras pessoas. Se o seu negócio lida com o público final, é fundamental fazer um bom processo de recrutamento e seleção da sua equipe,
Afinal, o relacionamento, o bom atendimento, a educação e a cortesia nunca sairam de moda. A impessoalidade das relações atualmente leva as pessoas a um processo de alienação que tem reflexo inclusive no mundo dos negócios. Algumas pequenas cidades da Inglaterra exigiram a volta dos caixas de bancos no lugar das máquinas de auto-atendimento. Por ai se percebe a importância da equipe.
Invista em treinamento e reciclagem permanente dos seus funcionários. Isso não significa necessariamente dinheiro, mas sim processos bem estabelecidos e acompanhamento e tutoria constante por parte do empresário.
2 - Faça da compra uma experiência
Um dia desses tive que refazer meu oculos que já estava fraco. Decidi ir ao centro de São Paulo onde entrei em uma loja de uma grande rede que investe pesado em propaganda, inclusive na televisão. A vendedora parecia um robô repetindo termos decorados e se mostrando muito pouco interessada em resolver meu problema. Sai dessa loja e acabei vendo a alguns metros de distância uma pequena loja. Fui saudado na porta por uma vendedora muito educada que puxou uma cadeira e me ouviu atentamente. Nesse meio tempo me ofereçam um café enquanto ouvia atentamente a explicação da vendedora sobre cada tipo de lente e armação. Uau, um atendimento nota dez! No final das contas ainda levei de brinde um produto para limpeza dos óculos, isso depois de já ter pago a compra.
Empresas antenadas com o mercado tem investido cada vez mais na experiência de compra, ou seja, naquele momento mágico em que cada cliente é tratado como único pela equipe da loja. A compra acontece por consequência e o cliente detecta ali um grande valor, muitas vezes pagando até mais caro pelo mesmo item.
3 - Simplicidade
Em um mundo artificial, a simplicidade pode fazer a diferença. Não se esqueça, comércio é gente, é sentimento. Conheça bem o perfil dos seus clientes. Procure criar relacionamento, claro sem nunca forçar nenhuma situação. Interesse realmente em resolver o problema do seu cliente. Estabeleça processos simples e eficazes de troca, de devolução. Tenha canais claros de comunicação com seu cliente, que pode ser pela internet, mas também por telefone e pessoalmente.
Sucesso!
Sr. Site
Agência especializada em criar sites em BH e criação de sites em São Paulo
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