Preços baixos, produtos de alta qualidade e atendimento primoroso são premissas fundamentais para um e-commerce de sucesso, mas não são o bastante. É preciso planejamento e gestão para que seu negócio se torne conhecido e atrai um fluxo constante de novos clientes e fidelize aqueles que já são clientes para a compra recorrente.
Divulgar é premissa básica para que um negócio online se torne conhecido, alcance um volume consistente de potenciais compradores e faça a conversão de uma parcela importante desse público em potencial.
Tudo passa por um bom planejamento de marketing. Comece entendendo o seu ambiente de negócios. Acompanhe o que a concorrência anda fazendo, como esta o seu mercado, em crescimento, esta estagnado ou em evolução? Essas são perguntas básicas fundamentais que devem ser respondidas no seu plano de marketing. A informação, especialmente a de qualidade, é a base de todo bom planejamento, seja de marketing ou de qualquer outro aspecto de gestão.
Acompanhe as tendências do seu mercado. Qual o cenário mais provável no próximo semestre. E no próximo ano? Fique atente aos indicadores setoriais e também macroeconômicos que possam vir a afetar o padrão de consumo do seu público alvo.
Em relação ao público alvo é preciso esclarecer que esse é sem sombra de dúvidas, o mais importante conhecimento que sua empresa deve ter ao montar o seu plano de marketing. Faça pesquisas, estude a fundo quem é o seu consumidor ideal. Crie personas, ou seja, a representação fiel do seu consumidor ideal. Todas as mensagens de marketing serão direcionadas para esse público, então errar na segmentação significa errar na comunicação e então os resultados tendem a serem pífios.
Objetivos
Todo plano de marketing de uma empresa, seja ela virtual ou não, deve ser focado em objetivos bem claros. Metas numéricas devem ser estabelecidas, divulgadas e acompanhadas diariamente pelos gestores, pois são elas que vão definir se nosso(s) objetivo(s) estão sendo cumpridos ou não.
O plano de marketing da sua loja virtual deve ser alinhado com o plano estratégico da sua empresa. É fundamental que o plano estratégico esteja intimamente ligado e relacionado ao plano de marketing, afinal, os objetivos e metas empresariais estabelecidos no plano estratégico empresarial devem ser propagados e tomam corpo no plano de marketing.
Algumas estratégias
Existem vários pontos que devem ser trabalhados no marketing da sua loja virtual. Existem alguns destes pontos que devem ser tratados dentro da sua loja virtual, como por exemplo:
- Layout
- SEO
- Usabilidade
- Banners
- Selos de qualidade e segurança
- Promoções
Por outro lado, existem pontos do seu plano de marketing que devem ser trabalhados fora da loja virtual, mas sempre convergindo para a mesma, como por exemplo:
- Fortalecimento de marca
- Encontrabilidade
- Links patrocinados
- Parcerias
- Marketing de conteúdo
Como se vê, são muitas as abordagens que devem ser trabalhadas em conjunto no plano de marketing da sua loja virtual para que um empreendimento online tenha sucesso.
Esse artigo não espera esgotar o tema, mas tão somente colocar um pouco de luz sobre um tema de fundamental importância que é o planejamento de marketing de uma loja virtual.
Sr. Site
Agência especializada em criar sites em BH e criação de sites em São Paulo
Agência especializada em criar sites em BH e criação de sites em São Paulo