Empresas nascem para dar soluções, para resolverem problemas. Simples assim. Simples? Bom, nem tanto. Afinal, resolver problemas é uma declaração que precisa ser decomposta no mínimo em três partes:
A - Resolver problemas de quem?
É preciso que cada empresa ANTES de tentar resolver qualquer tipo de problema saiba bem para quem ela vai trabalhar. A chamada segmentação de mercado, tão falada e discutida, ainda é muito pouco compreendida pela grande maioria das empresas e empresários. E olha que esse erro acontece até mesmo em grandes empresas. Antes de definir qual problema você vai resolver, é preciso ter claro como água, para quem você vai resolver seus problemas. Criar a figura ou persona bem nítida do público alvo da sua empresa vai responder a perguntar: Quem minha empresa vai ajudar a resolver seus problemas?
B - Que tipo de problema minha empresa vai resolver?
Bem, se você já sabe quem é a pessoa ou empresa que detêm um problema (no sentido de necessidade, carência ou falta), fica mais fácil descobrir qual é o problema a resolver? Lembra-se daquela máxima que nos ensinam no curso de marketing: "Um pessoa não compra uma broca, ela compra um furo na parede". Bom, é mesmo assim. As pessoas não estão procurando por problemas na internet ou no catálogo telefônico (ainda existe isso?), mas sim por soluções dos seus problemas. Hoje temos ferramentas incríveis que nos ajudam a vasculhar a internet a procura de "problemas" que as pessoas estão tentando solucionar. Basta isso no Google por exemplo e ver como as pessoas estão tentando resolver alguma dor que sentem em um mercado qualquer. Legal, agora você já tem o mapa da mina: Pessoas (ou empresas) e problemas. Vamos para o próximo passo.
C - Solucione os problemas
Cabe agora a sua empresa que pretende atender determinado segmento (pessoas e empresas) que tem certos problemas (dores, carências, necessidades, etc) mostrar a eles que é sua empresa quem vai resolver todas as suas necessidades. Como fazer isso? Bem, existem várias formas, mas vou me ater a que usamos na Sr. Site e que tem funcionado muito bem para nos: Criando autoridade sobre o problema em questão.
Imagine que você tem uma agência de viagens. As pessoas estão constantemente viajando. Dizem que a indústria do turismo é geralmente menos afetada por crises econômicas, por que no final das contas, viajar ajuda as pessoas a relaxarem. Então, se você tem uma agência, como pode ajudar as pessoas que gostam e querer viajar a resolverem suas dores? Simples, mostrando a elas que você é um especialista na solução dos problemas delas. Quem vai viajar tem que tipo de problema? Encontrar informações sobre o lugar de destino, comprar passagens baratas, escolher um hotel que atenda aos interesses pessoais e financeiros, transporte no local, onde vai fazer suas refeições, como vai trocar o dinheiro se estiver em um país estrangeiro, a quem recorrer quando houver um problema de saúde por exemplo.
Agora imagine que sua agência de viagens tem um blog que fala sobre turismo em geral sobre os mais diversos locais do mundo. Você da dicas de locais de passeio, onde fazer uma refeição local, diferenças culturais entre países, costumes locais, como alugar um carro, onde abastecer com segurança, dicas de prais e hotéis e por ai vai. A chance das pessoas que tem as necessidades de informação encontrar seu blog são muito grande, especialmente se seu conteúdo for único e de qualidade. O chamado inbound marketing funciona aqui em sua plenitude pois você estará "alimentando" as necessidades dos seus possíveis clientes e tornando-se perante os olhos deles uma autoridade no assunto em questão: Viagens!
Concluindo, a construção de uma estratégia efetiva de inbound marketing passa por três estágios distintos e complementares que passam pelo entendimento que um nicho específico de pessoas ou empresas (segmento) tem um ou mais problemas (dores, necessidades, carências) que podem ser atendidas por produtos ou serviços que sua empresa oferece.
Sr. Site
Agência especializada em criar sites em BH e criação de sites em São Paulo
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