O Facebook é hoje um canal consolidado para que empresas de todos os portes e segmentos ganhem visibilidade, fortaleçam sua marca e imagem e fidelizem seus clientes
No Facebook é possível explorar de diversas formas ações que tornem as empresas mais conhecidas, relacionamento e engajamento com quem já é fan da sua empresa.
Entretanto, mudanças recentes e constantes no algoritmo e na política de publicidade e propaganda da rede social tornaram o alcance orgânico dos posts de um fan page muito limitados.
O Facebook esta em um processo corrente e crescente de monetização em cima do seu capital maior que é a gigantesca base de milhões de assinantes e naturalmente, vai passar cada vez mais a cobrar das empresas que querem alcançar essa base de assinantes para fins comerciais. Isso tem causado, inclusive, uma migração de parte dos usuários para outras redes sociais. Bom, isso já é tema para outro artigo.
Para aqueles empreendedores que optam por continuar na plataforma e veêm ganhos reais de marcar presença ali, cada vez mais tem utilizado a forma paga de anunciar no Facebook, ou seja, tem investido no Facebook Ads.
Campanhas no Facebook Ads
O desempenho de uma marca através de anúncios no Facebook é diretamente proporcional ao grau de segmentação e parametrização realizado no início da sua campanha. É fato que o Facebook proporciona acesso a uma multidão incrível de pessoas com os mais diversos perfis. Ter uma definição extremamente clara do seu público alvo vai lhe poupar com certeza muito dinheiro e maximiza seus resultados em publicidade paga no Facebook. Tenha uma definição muito clara do seu público separando-o por localização, dados demográficos, gênero, idade ou qualquer outro parâmetro que faça sentido para sua empresa.
Tenha objetivos claros
Qual a meta da sua empresa ao anunciar no Facebook? Não vale a reposta genérica do tipo: "Ganhar mais clientes" ou "marcar presença na internet". Isso é muito vago e de fato não faz sentido nenhum do ponto de vista de negócio. Metas precisam ter data e hora em sua declaração, senão são meros sonhos ou desejos. Uma meta clara seria: Captar X fans para nossa fan page no prazo de Y dias com um investimento de Z.
Faça testes
Nunca se sabe de antemão qual o anúncio atrairá mais leads ou que vai converter mais de acordo com sua meta traçada. Dai surge a importância de testar vários formatos de anúncio e acompanhar e medir qual da mais resultado. Explore sempre nos seus anúncios aqueles elementos mais sedutores do seu negócio. Deixe claro seus diferenciais, sejam eles de preço, prazo, qualidade, atendimento, etc.
Avalie sempre
Como em todo investimento, seja em marketing ou não, é preciso avaliar o retorno do investimento e decidir se deseja ou não seguir em frente. As vezes o Facebook pode não ser o canal ideal para sua empresa ou para os seus objetivos imediatos. Acompanhe o andamento de sua campanha, faça correções de rota e valide se o investimento em Ads esta trazendo o retorno esperado ou não.
Sr. Site
Agência especializada em criar sites em BH e criação de sites em São Paulo
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