De todas as fases de preparação para abertura e operação de uma loja virtual, uma que geralmente é negligenciada até o final do projeto é a escolha dos meios de pagamento que serão disponibilizados no site. Não deveria ser assim pois esse é um assunto de profunda importância para o sucesso de qualquer e-commerce.
E quais são os pontos básicos que devem ser levado em conta no momento da definição dos meios de pagamento do seu e-commerce? Podemos resumir o assunto, mas não esgota-ló na avaliação de 3 itens básicos:
1 - Gateway de pagamento
Escolher um parceiro especializado no assunto é uma decisão muito importante. Se seu e-commerce é de pequeno ou médio porte, gerenciar contratos separados com cada operadora de cartão pode ser tornar um verdadeiro martírio. Nesse ponto, a contratação de um gateway de pagamento, como o Pagseguro ou Paypal pode ser uma excelente ideia. Afinal, essas empresas se especializaram em oferecer um único ponto de contato entre o vendedor, o comprador e as operadoras de cartão de crédito e bancos. Trata-se de uma verdadeira mão na roda, pois o gateway de pagamento fará a intermediação entre os diversos envolvidos e centralizará nele a solução do pagamento.
Custos
É fundamental comparar os custos de operação de cada gateway de pagamento. Assim que sugerimos que o empreendedor e sua equipe criem uma tabela comparativa com os custos de administração e taxas associadas por vendas para pelo menos 3 gateways de pagamento. Verifique também o tempo que cada um desses gateways determina para liberar o dinheiro de uma venda realizada através. Os tempos e taxas variam e podem influenciar diretamente no seu fluxo de caixa.
Gestão de Riscos
Toda operação de crédito tem um risco. No caso do uso de um gateway de pagamento esse risco é minimizado e em alguns casos até mesmo eliminado. Se o cartão do cliente passou pelo crivo do gateway o fornecedor irá receber, acabando com um problema recorrente que varejistas online conhecem bem, o chamado "charge Back".
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