Boas práticas estruturação de campanha Adwords


  O Google Adwords é uma ferramenta incrível que pode e deve ser usada por empresas de todos os portes e orçamentos para divulgar suas empresas, atrair mais clientes e gerar conversões, de acordo com os objetivos de negócio da empresa.

  Trata-se de uma ferramenta flexível e de fácil visualização e acompanhamento apresentando uma quantidade incrível de relatórios e visões que ajudam muito o responsável pela campanha na empresa a acompanhar os resultados.

  Mas essa aparente facilidade muitas vezes se torna seu principal problema. O fato é que, de um modo geral, as pessoas tendem a acreditar que qualquer pessoa esta apta a montar e gerenciar uma campanha de sucesso no Adwords. E é exatamente ai que reside o principal erro dos iniciantes no Adwords, confundir a simplicidade da ferramenta com a complexidade do propósito da mesma. 

  Explicando melhor, uma coisa é criar um anúncio, fazer um pagamento e acompanhar os resultados para ver "no que vai dar". A outra é ter conhecimento de causa sobre técnicas de marketing, propaganda e publicidade, comportamento do consumidor, design, etc.

  Sim, por baixo da interface do Adwords é que reside a verdadeira inteligência de campanha que vai diferenciar resultados excelentes de resultados medíocres. Sem querer esgotar o assunto segue abaixo um pequeno check-list que esperamos contribuir para que sua campanha Adwords tenha sucesso:

1 - Objetivos Claros

   Antes de investir 1 real que seja em Google Adwords, pense primeiro no resultado que você espera. Qual será sua meta? Metas devem ser claros e conter números e datas. Uma meta fraca seria: Atrair mais clientes para minha loja virtual. Uma meta bem estruturada seria: Efetuar 200 vendas no prazo de 60 dias corridos com um investimento de R$ 1.000,00 a cada 30 dias. Metas claras lhe permitem acompanhar de perto se os resultados alcançados estão em linha com o planejado.

2 - Definição clara das palavras-chave

   O Google tem ferramentas complementares ao Adwords que permitem que um observador atento descubra a ou as formas que os seus potenciais clientes estão procurando por produtos e serviços como o seu. Não é objetivo desse artigo explicar tecnicamente como se faz uma pesquisa dos termos chave mais apropriados para o seu negócio, pois existe uma literatura vasta na internet sobre o tema. O que é preciso alertar aqui é que é fundamental escolher bem as palavras-chave da sua campanha. Não se deixe enganar. O sucesso de uma campanha é baseado pelo menos 70% na escolha correta dos termos que vão ser associados ao seu anúncio. 

3 - Estrutura da campanha

  Se a escolha das palavras-chave é fundamental, por outro lado, estruturar suas campanhas e anúncios de uma forma lógica e ordenada é mandatório e complementar no sentido de se obter resultados satisfatórios e em linha com suas expectativas. É muito comum pessoas que se aventuram sozinhas no Adwords, as vezes por economia e outras, por falta de verba para contratação de uma agência ou profissional especializado, a montagem de anúncios que contem uma lista enorme de palavras-chave de termos aparentemente não relacionados. Há pouco tempo atrás atendemos um cliente que tinha uma campanha no Adwords há 6 meses com resultados inexpressivos e que queria uma consultoria sobre o tema. O fato é que ele, uma representante comercial de produtos industriais tinha criado um único anúncio contendo dezenas de palavras-chave para anunciar 14 linhas de produtos diferentes. 

    É preciso estruturar seus anúncios dentro de campanhas específica, com tópicos específicos, contendo termos chave específicos. Abaixo um exemplo da estruturação típica para uma campanha Adwords.

Visão geral dos níveis de organização de uma conta no Google Adwords

   Lembre-se, sempre que o orçamento permitir, invista na contratação de uma boa agência de marketing digital que tenha experiência em campanhas Adwords. Saiba que pequenos detalhes e ajustes tanto na campanha quanto na página de destino da propaganda podem lhe poupar milhares de reais no final de um período de campanha.

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