Vivemos um momento onde a velocidade das ocorrências e dos fatos é extremamente alta e difusa. Nesse cenário hiperconectado é preciso que as empresas desenvolvam uma capacidade única de estar próxima dos seus clientes e de responder os seus anseios e questionamentos em tempo quase real.
Real Time Marketing são um conjunto de técnicas e processos que são usados pelas empresas para monitorar acontecimentos, eventos públicos e notícias associadas ao seu ramo de atuação ou campo(s) de interesse(s) nas redes sociais e mídia digital de modo a produzir ações em um curtíssimo espaço de tempo que favoreçam o engajamento entre os simpatizantes e a empresa. O marketing em tempo real tem sido apontado por especialistas como a próxima grande fronteira das ações das marcas nos meios online.
As empresas precisam ficar atentas aos comentários, notícias e redes sociais sobre o universo de informações que interessam ou possam interessar a empresa para que essa possa diminuir a distância entre sua marca e seus consumidores.
O marketing em tempo real nada mais é do que aproveitar informações favoráveis ou não a respeito da empresa ou do ambiente e lançar ações que aproximem a empresa do seu cliente final.
Eventos de mercado podem favorecer ou fortalecer a posição da empresa perante seu público alvo. É comum, principalmente no exterior que grandes eventos ou marcos no cenário político, cultural ou econômico sejam usados como ponto central de ações de relacionamento das empresas com seu público. É o caso, por exemplo, de empresas de assessoria e investimento que se aproveitam do momento de lançamento de pacotes econômicos para atuar com mensagens diretas sobre o tema de proteção e blindagem patrimonial em cima de informações largamente difundidas na internet.
Empresas com estratégias de marketing em tempo real mantêm profissionais internos ou terceirizados sintonizados com os principais canais digitais da empresa e com uma análise crítica dos fatos e acontecimentos do mercado, prontos para dispara ações em tempo real nas mais diversas mídias sociais que favorecem o engajamento da marca com seu público.
Concluindo, o marketing em tempo real é um campo ainda pouco explorado pelas empresas no Brasil mas que já traz resultados concretos e comprovados no exterior. Toda empresa deve, ou deveria, manter um olhar atento sobre o que é dito sobre sua marca nos canais digitais e manter materiais e conteúdos relevantes preparados para atuar em situações que possam ser entregues no momento exato que são necessárias.
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