O avanço das telecomunicações e a internet trouxeram profundas mudanças na forma como nos relacionamos, compramos e também como aprendemos.
O M-Learning ou mobile learning é uma das variantes do aprendizados a distância ou e-learning.
O Mobile Learning acontece quando a interação entre os participantes de uma determinada dinâmica de aprendizado se dá através de dispositivos móveis, como o smartphone, tablets, etc. Na verdade essa é uma das fronteiras no campo de tecnologia de auxílio a educação e tende a se tornar cada vez mais forte e difundido na medida que os dispositivos móveis e a conexão com a internet tem se difundido cada vez mais no país.
O mobile learning não é um campo novo de estudo. Já na década de 60 e início dos anos 70 haviam iniciativas nesse campo tocadas por empresas como a poderosa Xerox.
Mas somente a partir dos últimos dez anos o m-learning tem gerado maior interesse no mundo todo. A capacidade crescente dos dispositivos móveis e a conversão de imagem, som e dados que esses dispositvos possuem tem gerado uma maior procura por soluções.
Algumas publicações especializadas já intitulam o m-learning como a revolução da educação à distância. De fato o campo de atuação das tecnologias móveis a favor da educação é enorme. Algumas importantes universidades americanas já disponibilizam acesso a vídeo-aulas, e-books e também a aplicativos de ensino à distância totalmente focados na tecnologia mobile.
Um dos benefícios óbvios do m-learning é sua capacidade de levar conteúdo de alta qualidade até onde o aprendiz se encontra e no momento que este tem disponibilidade para acessa-ló.
Algumas empresas desenvolvedoras de software já estão apostando nesse modelo e se apresentando soluções especializadas para esse mercado como a Litmus.
Vamos aguardar como os empreendedores nacionais vão perceber o impacto dessa tecnologia em um país com as dimensões do Brasil e as oportunidades que ela oferece.
Sr. Site
o Iphone foi à revolução dos aparelhos celulares – com telas com cores mais brilhantes e maiores, com múltiplas funções áudio e vídeo, o que está lhe dando uma cara diferente e mais atraente para que o M-learning passe a ser esse novo modo de aprendizagem utilizando aparelhos móveis.
Do ponto de vista metodológico, o m-learning utiliza-se mais de recursos como áudio e vídeo. A possibilidade de não estar em um lugar fixo para que o processo de aprendizagem ocorra é o grande diferencial para o e-learning.