As empresas tem cada vez mais aderido as redes sociais como canal de comunicação e marketing. Mas no momento de optar por qual rede participar a decisão tem sido cada vez mais difícil, pois cresce a cada dia o número de redes sociais e em especial nas chamadas "redes sociais de nicho".
Antes de mais nada é bom lembrar que fazer um bom uso das redes sociais a favor da empresa não significa que a mesma deve usar todas as redes disponíveis. É preciso critério e foco para escolher aquelas redes sociais que o seu público alvo e/ou clientes atuais já estão.
A escolha vai depender sempre do tipo de empresa, do tamanho, do seu setor de atuação, do seu público alvo e claro, de quanto pretende investir em redes sociais.
Hoje vamos analisar duas redes sociais que em princípio estão ambas baseadas em imagens, porém suas funcionalidade variam.
É preciso que o gestor fixe-se em alguns aspectos de escolher uma ou outra, as duas ou mesmo nenhuma delas. O ideal para que a decisão seja bem elaborada deve-se seguir os 3 passos abaixo:
1 - Público Alvo
Inicialmente tem que pensar se seu público alvo esta em alguma dessas duas redes sociais. No Instagram os principais usuários são mulheres, adolescentes e na maioria menores de 30 anos de idade.
No Pinterest, por outro lado, encontramos mulheres, amantes da gastronomia e muita gente interessada em trabalhos manuais.
Esqueça essas redes se o seu público alvo não se encaixa de alguma forma no especificado acima. Nesse caso o seu enfoque deve ser dado a outras redes sociais diferentes. Mas se o perfil do seu público se encaixa no típico assinante do Pinterest ou Instagran siga os passos seguintes para ingressar ou não em uma dessas plataformas.
2 - Intenção
É preciso ter clareza do que se pretende obter como resultado de um investimento já que o comportamento das pessoas no Pinterest e no Instagram são bem distintos.
Uma das principais vantagens do Pinterest sobre o Instagram é sua facilidade para atrair tráfico para o website da empresa. Claro, é possível assinar uma imagem que vai ser associada ao link que levará o internauta diretamente para o site da empresa ou para seu e-commerce.
Por outro lado no Instagram o que as marcas conseguem é estabelecer uma conexão com seus clientes fortalecendo a imagem da marca.
Então, se te interessa atrair mais tráfico para seu webstite ou ter uma conexão com seu cliente poderá escolher entre uma rede ou outra, ou mesmo direcionar ações e conteúdos específicos em cada canal.
3 - Qual o seu produto ou serviço?
O que sua empresa vende influencia muito na decisão já que por um lado os usuários do Instagram buscam fotos exclusivas e uma experiência personalizada com a marca.
Os usuários do Pinterest são mais práticos e buscam produtos, dicas ou simplesmente fotos e vídeos interessantes.
Então, sua empresa tem que avaliar que tipo de conteúdo esta disposto a produzir e entregar em seu perfil em uma dessas duas redes sociais.
Concluindo, Pinterest e Instagram tem propósitos semelhantes, porém o perfil dos assinantes e o direcionamento de ações são distintos, deixando em aberto para aquelas empresas que tem público consumidor dentro do perfil dos assinantes das redes um canal muito bom para fortalecimento de imagem e captação de clientes.
Sr. Site