Como turbinar seu e-commerce


  A internet abriu as portas do mundo para os pequenos e médios empresários. De fato o e-commerce "pegou" no Brasil. Nos últimos 4 anos a taxa de crescimento dos negócios digitais passa dos 40%!

  Existem muitas oportunidades, especialmente nos chamados mercados de nicho, onde grandes varejistas não tem interesse ou até mesmo tem dificuldades de atender. Mas para ter sucesso e conseguir fazer com que o empreendimento se torne lucrativo é preciso entender profundamente como o seu público alvo se comporta e prestar muita atenção a alguns pontos que são, de fato, essenciais para que o seu usuário tenha a melhor experiência de compra possível quando navegar pelo seu website.

  Um ponto fundamental para o sucesso de uma operação de e-commerce é a credibilidade. Praticamente toda pessoa que acessa a internet conhece uma história de alguém que sofreu com uma fraude online. O consumidor pensa duas vezes antes de informar os dados do seu cartão de crédito, por exemplo. O pulo do gato aqui é transmitir confiança e profissionalismo. Existe um decreto-lei (número 7.962) que regula as informações que um website de e-commerce deve fornecer. São dados como: Endereço da empresa, CNPJ, telefone e email de contato. Tudo com o objetivo de deixar claro para o cliente que existe de fato uma empresa por trás daquela operação online e que em caso de problemas, haverá alguém a quem recorrer. Outro aspecto fundamental quando se fala em credibilidade tem a ver com a segurança da informação. Selos de segurança que comprovem que seu e-commerce trabalha com protocolos de criptografia de dados durante as transações online são fundamentais para aumentar a segurança do cliente final.

  Em relação ao atendimento, é necessário que o empresário se questione: Meu site disponibiliza uma forma simples e atendimento ao cliente final? O atendente tem realmente os meios necessários para resolver as questões colocadas pelo cliente? Colocar à disposição dos clientes números do tipo 0800 também aumentam muito a percepção de profissionalismo e valor por parte do cliente final.

  Outro ponto fundamental para que um e-commerce tenha sucesso tem a ver com sua identidade visual, especialmente com o layout e a disposição dos elementos no site, ou seja, sua arquitetura de informação. Um layout primário ou mesmo muito "carregado" são inibidores da venda, assim como o layout e a disposição dos produtos em lojas físicas complicam o processo de venda.

   Concluindo, um aspecto muitas vezes negligenciado pelos empreendedores online diz respeito ao processo de finalização da compra. Exigir muitos dados, além do estritamente necessário ou fazer com que o cliente tenha que executar vários cliques e passe por várias telas até a finalização da compra é errado e um passo certo para a perda de clientes e consequentemente receita.

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