Todos os empreendedores estão sempre buscando novas formas de aumentar sua participação em seu mercado, atrair mais clientes e gerar mais resultados para seus empreendimentos. Isso é regra e vale para empresas de todos os segmentos e portes.
Todo nós quando vamos comprar algum produto ou serviço procuramos aqueles fornecedores que demonstram ser uma autoridade em determinado assunto. Isso é válido para produtos, mas é especialmente verdadeiro para empresas prestadoras de serviços, ainda mais de serviços de alto valor agregado ou de cunho técnico/cientifico.
Assim, podemos dizer que a credibilidade vem da autoridade que é criada por um indivíduo ou empresa em determinada área. Pense bem, quantas vezes você procurou saber a "reputação" de determinado médico antes de marcar uma consulta. O fato é que a credibilidade e a reputação são fatores determinantes para que nos enquanto consumidores façamos nossas escolhas conscientes de consumo.
Acontece que a construção da credibilidade e da autoridade levam tempo e necessitam de esforço e dedicação. O marketing digital através das suas diversas ferramentas possibilita a um profissional ou empresa que detêm certo conhecimento sobre um assunto a se tornarem referência no seu setor.
Ferramentas como um blog ou escrever para sites especializados como colunista são excelentes formas de se criar autoridade sobre um tema. Logicamente, a autoridade em determinado assunto deve ser verdadeira, ou seja, não é o marketing e seu ferramental que cria a competência, pois essa precede sua disseminação e é condição prévia para que a autoridade seja elaborada e criada.
Uma figura de autoridade é a pessoa ou empresa que todos procuram em um determinado setor. A construção de autoridade então, deve ser planejada com cuidado. Como você quer ser conhecido? Em qual área você deseja demonstrar o seu expertise? Qual ou quais serão os meios utilizado para demonstrar esse conhecimento ao seu público alvo?
Respondida as questões acima, é preciso definir algumas tarefas que precisam ser levadas a cabo para a construção da autoridade. Seguem abaixo uma lista de atividades que não é exaustiva, mas que serve como um ponto de partida para atingir seus objetivos:
1 - Geração de conteúdo
Conteúdo de qualidade sobre uma área específica é a principal atividade na construção de autoridade sobre um tema. Para isso é necessário que você ou sua empresa detenham efeito e profundo conhecimento sobre o seu ramo de atuação. Use artigos, textos, e-books, vídeos e outras formas que permitam externalizar o seu conhecimento sobre um assunto específico. Resolva os problemas das pessoas. Elimine suas dúvidas. Se você é um assessor financeiro publique amplo material sobre o tema, refletindo em cada um deles o seu grau de conhecimento sobre o assunto.
2 - Propagação
Utilize os canais digitais para divulgar seu conteúdo. Se seu conteúdo for bom ele vai se viralizar e rapidamente muita gente que se interessa pelo assunto vai estar acompanhando atentamente o que você tem a dizer. Você deve usar um blog para escrever os seus artigos e externalizar seu conhecimento e a partir dai distribui-ló em canais que façam sentido para sua audiência alvo. Redes sociais são um desses canais, mas não o único.
3 - Engajamento
Seu conteúdo deve gerar um diálogo. Motive seus leitores a interagir com você. Peça-os que comentem, que façam perguntas, que dialoguem. Quanto mais engajamento houver com o seu conteúdo, mais sua autoridade poderá ser refletida, através das respostas que você vai dar as interações com seu público.
Concluindo, pode-se afirmar que a autoridade advinda da reputação construída pelo compartilhamento de um conhecimento específico leva naturalmente a geração de novas oportunidades de negócio. Esqueça a ideia antiga e preconcebida de que devemos esconder e manter para nos mesmos o nosso conhecimento. Na era da internet o conhecimento é a munição da construção da reputação e autoridade que levam a geração de novos e fidelizados clientes.
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