O e-commerce tem avançado a passos largos anualmente no Brasil. Levantamento recente mostra que cerca de 2,2 milhões de endereços web ativos na internet são associados a lojas virtuais. Essa pesquisa foi divulgada a pouco tempo pela Big Data Corp.
Cada vez mais as técnicas tradicionais de propaganda tem tido cada vez menos efeito na mente dos consumidores. É cada vez mais relevante o papel da opinião do consumidor na decisão de compra de outros consumidores.
Nesse contexto associar um blog ao e-commerce faz todo sentido. Imagine uma loja virtual que comercialize produtos de beleza para o público feminino. Associar um blog ao site do e-commerce que traga informações atualizadas sobre dicas de maquiagem, vídeos sobre como se auto maquiar ou as últimas tendências de produtos para a pele vai com certeza refletir positivamente na loja virtual.
Esse efeito positivo acontece por vários motivos. Em primeiro lugar porque em um blog é possível trabalhar vários termos ou palavras-chave sobre os produtos que são vendidos no site. Ter vários textos elaborados com critérios de redação baseado em técnicas de otimização vai posicionar o site da loja virtual em uma posição privilegiada nos motores de busca como Google, Yahoo e Bing. Esse tráfego de pessoas qualificadas, ou seja, do público que já procura por termos associados ao que seu site vende é um ativo que vale ouro.
É importante ressaltar que um blog somente tem valor para um e-commerce se for elaborado um planejamento adequado de publicação que envolva o que vai ser publicado, com qual periodicidade e como os textos no blog vão se vincular aos produtos a venda na loja virtual.
É preciso criatividade e não usar o blog para fazer a venda direta dos produtos, mas sim informar, entreter e engajar os potenciais clientes para que esses, "educados" via blog se tornem consumidores dos produtos da empresa.
Nos EUA cerca de 50% das lojas virtuais tem um blog associado a loja virtual. No Brasil esse número não chega a 5%, o que abre espaço para que uma estratégia bem elaborada possa ser implantada e trazer resultados palpáveis para seu negócio online.
A compra por impulso sempre vai existir, mas com tantos endereços virtuais e com a facilidade de comparação na internet é preciso oferecer algo a mais. Esse é exatamente o papel do blog. Imagine uma loja virtual sobre moda que disponibiliza um blog associado, onde uma consultora de estilo posta artigos com dicas que vinculam vários "looks" diretamente a links de produtos vendidos no site. Ou quem sabe uma loja online de produtos fitoterápicos que tem um blog assessorado por um profissional de saúde que além de dicas e insigths possa também indicar produtos (vendidos no site) que sejam associados a casos específicos de cada cliente?
Enfim, os benefícios de um blog associado ao e-commerce são inúmeros e acessíveis a donos de e-commerce de qualquer porte.
Sr. Site