Por que o Adwords fracassou na sua empresa?

 

 Vejo no dia a dia do nosso trabalho de consultoria em marketing digital vários clientes reclamando que suas campanhas no Google Adwords só lhe trouxeram cliques no seu anúncio, mas clientes que é bom mesmo nada!

  Bom, é preciso antes de mais nada, dar um passo atrás e se perguntar: Será mesmo culpa da ferramenta? E antemão, deixo claro que realmente admiro o Google Adwords, na minha opinião uma ferramenta fantástica e bem democrática, onde o cliente paga somente pelos clientes que se interessaram por seu produto ou serviço.

  Uma vez colocado o argumento acima é preciso enfatizar que não acredito que o Google Adwords seja a solução de todos os problemas empresariais, muito pelo contrário, aliás, se existe algo complexo nesse mundo, isso se chama "empresa". 

   É preciso que o empreendedor dê um passo atrás antes de culpar o canal de divulgação dos seus produtos e serviços e comece a se fazer uma série de perguntas:

  • Existe mercado para o que eu vendo?
  • Qual o tamanho desse mercado?
  • Onde estão meus clientes?
  • Qual o perfil de consumo desses clientes?
  • Onde meus clientes procuram por produtos e serviços como o meu?
  • Meus clientes estão na internet?
  • Meu produto ou serviço tem qualidade?
  • Minha empresa tem algum diferencial em relação ao meu concorrente?
  • Estou conseguindo expressar para o meu público alvo qual ou quais são os meus diferenciais?
  • Como estou me posicionando perante o meu mercado?
  • Qual o objetivo que quer atingir com uma propaganda no Google? Tenho um número ou valor claro a ser atingido?
  • Qual o valor do investimento que tenho que fazer para atingir o valor acima definido?



Além das perguntas acima que são genéricas e se aplicam a qualquer segmento de atuação é preciso que o empresário após ter todas as perguntas acima respondidas tenha também uma crítica sobre sua campanha:

  • Minha campanha Adwords esta bem dimensionada do ponto de vista de investimento?
  • A campanha esta bem estruturada com tópicos separados por assunto e anúncios divididos de acordo com cada linha de produtos ou serviços que quero oferecer?
  • Meu anúncio destaca claramente o meu diferencial?
  • Selecionei com critérios estásticos quais as palavra-chaves que devo adicionar ao meu anúncio?
  • Acompanho e faço o ajuste fino de cada palavra-chave da minha campanha semanalmente?


Como se vê é muito fácil atribuir o insucesso de uma campanha de divulgação no Google a ferramenta. Mas como nos sabemos, o que o Google faz é aproximar de forma muito inteligente a demanda da oferta, já a venda, bem, essa demanda muito mais cuidado e uma série de conhecimentos que vai além da ferramenta.

Sr. Site