Se você tem uma empresa, ainda que ela seja formada somente por um pessoa (o dono), sabe da importância de estar sempre ampliando sua carteira de clientes. Afinal, sem clientes, não existirá mais empresa.
É sabido que uma empresa deve se posicionar na mente dos seus tão desejados clientes como uma referência em determinado segmento. Quando você pensa em sabão em pó, por exemplo, qual a marca veêm a sua mente? E se você precisar comprar um aparelho descartável de barbear qual será a sua primeira lembrança? Tenho certeza que a maioria das pessoas pensou em OMO e Prestobarba respectivamente.
O fato é que uma empresa que não é vista não é lembrada. O que as duas empresas produtoras do OMO e do Prestobarba tem em comum? Errou quem disse que elas investem massivamente em marketing, publicidade e propaganda. Tá bom, você não errou tanto assim, mas o que faz essas empresas serem lideres no seu segmento é o seu posicionamento. O que quero dizer com isso é que não basta ter um caminhão de dinheiro para tornar sua marca uma campeã de vendas. Na era da internet e do marketing digital ganha que tem o maior "cérebro" e não que tem a maior carteira.
Plano de marketing
Tudo inicia com um bom planejamento. É triste ver que cerca de 95% das pequenas empresas brasileiras não fazem plano de marketing. Na verdade ela não fazem nem plano de negócios. Os resultados em casos assim variam de um triunfo total a um fracasso retumbante. Claro, se eu não sei que é meu cliente, quais são minhas forças e minhas fraquezas diante dos concorrentes, muito provavelmente o resultado virá ao sabor dos ventos. Se tudo correr bem chegaremos lá...diria um incauto empreendedor. Mas acontece que navegar assim pelos mares turbulentos da economia nacional torna sua empresa uma nau sem rumo.
A segmentação de público, a definição de qual ou quais são os produtos e serviços a serem oferecidos, a pesquisa de mercado, o estudo do potencial de mercado e a definição de estratégias e práticas de como vai ser feita e para quem vai ser feita a comunicação são condições preliminares e indiscutíveis para que qualquer resultado positivo seja alcançado.
A execução
Claro que um bom plano de marketing é fundamental, mas o que de fato traz resultados positivos para uma empresa é sua primorosa e controlada execução. O plano de marketing pode ser comparado a um GPS, porém a iniciarmos nosso percurso muitas vezes temos que desviar da rota original para chegarmos ao destino desejado. Assim é em relação a uma estratégia de marketing. Com um plano nas mãos fica mais fácil saber para onde vamos, o que vamos fazer ao chegar lá e os próximos passos. Tenha consciência, entretanto, que para uma empresa obter resultados palpáveis é preciso investir 20% em inspiração e 80% na "transpiração", ou seja, o que fazer.
Concluindo
Qualquer caminho serve, ou qualquer resultado é válido se você não sabe onde quer chegar. Antes de investir em outdoor, equipe de vendas, promotoras, banners, faixas, panfletos, Facebook, site ou qualquer mídia on ou off line é fundamental planejar com cuidado qual será o público da sua empresa, como você quer ser lembrado por esse público (o líder, o mais barato, o melhor atendimento, etc) e partir dai estruturar planos táticos que envolvam todas as pessoas e setores da sua empresa em busca da concretização dos objetivos traçados. Faça seu plano, coloque o seu produto ou serviço na praça, acompanhe de perto, faça as correções e tenha sucesso!
Sr. Site