3 mitos sobre marketing digital. Cuidado com o último!

 

Marketing digital emergiu como uma disciplina nos últimos anos na esteira das ferramentas digitais e da internet. Entretanto a disseminação do seu uso levou a criação de certos mitos ou crenças que nem sempre correspondem a realidade.

Mito1: Marketing digital e marketing são coisas distintas

 Nada mais equivocado. Na verdade o que existe é marketing. Ou seja, marketing é uma disciplina bem abrangente que envolve uma filosofia de gestão de que parte do princípio de que é preciso entender um mercado para atende-ló em suas necessidades. Ou seja, aqui não entra nada de digital, não estamos falando de ferramentas, como redes sociais ou Google Adwords. Esses últimos e tantos outros são "artefatos" usado pelo marketing no campo digital que são utilizados para cobrir uma das áreas do marketing que é a promoção.

Mito 2: Marketing digital é propaganda na internet

 Outro grande engodo. Propaganda não é marketing e marketing não é somente propaganda. Seja no campo do online ou do offline. Assim mito anterior muitos empresários são levados ao engano por acharem que basta promover um produto ou serviço e estarão praticando o marketing digital. Marketing digital tem mais a ver com uma estratégia de execução de um plano de marketing composto entre outras coisas das estratégias de divulgação nos canais digitais como redes sociais e motores de busca. 

Mito 3: Anunciou vendeu

 Muitos clientes vem ate nós com a seguinte questão: Quero mudar de agência. A nossa atual não da resultados. Fazemos um investimento de X nos últimos 6 meses e não temos retorno nenhum. Temos muitos clicks mas quase nenhuma venda! Ou seja, muitos ainda acreditam que o aumento da audiência nos seus websites vão se transformar instantaneamente em vendas. Que fique claro, o que as ações de marketing digital provocam são o encontro da oferta com a demanda. Ou seja, se você tem algo para vender, existe em algum lugar alguém interessado em comprar. Mas essa não é uma premissa que deve ser assumida a priori. Ou seja, para detectar se existe realmente uma demanda real para o seu produto ou mercado é preciso dar alguns passos atrás e avaliar o chamado potencial de mercado. Para ficar em um exemplo. Se você pretende abrir uma empresa de venda de seguros de automóveis é preciso detectar quantos automóveis em média existem na sua região de atuação (cidade, bairro, etc). Diante desse número é preciso avaliar quantos tem interesse no seu produto. Dos que tem interesse quantos podem pagar para o seu produto. Nesse momento se tem uma realidade mais próxima de qual seu potencial de mercado, ou seja, todas aquelas pessoas que tem carro, tem interesse no seu produto e que principalmente podem pagar por ele. Veja que isso foge totalmente do marketing digital e o precede. Uma vez que essa etapa seja cumprida podemos passar traçar um capitulo no seu plano de marketing onde vamos determinar como o marketing digital entrará para atingir esses consumidores.

Enfim, marketing digital não é a pancéia para todos os seus problemas. De fato, em um contexto econômico complexo com o brasileiro, é preciso lançar mão de todas as ferramentas disponíveis no mercado para atingir suas metas e objetivos empresariais. Nesse cenário o marketing digital é um poderoso aliado e não uma pílula mágica.

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