Ter uma presença digital é fundamental para todas as empresas independentemente do porte e segmento de negócio.
Essa presença começa a ser construída, ao contrário do que muitas pessoas pensam, através de um site institucional. Pense bem, ter um endereço no Facebook faz muito sentido, mas até que ponto aquele "território" é seu de verdade? E se o Facebook for vendido? E se passarem a cobrar por cada visita na sua fan page? Bem, é melhor ter o Facebook como um canal (importante) de divulgação, mas um web site bem construído é sua porta de acesso para milhões de e-consumidores.
Entretanto, não basta construir um site e achar que ele vai "bombar". Não, como todo investimento é preciso dar tempo ao tempo para que este mature e retorne em forma de mais visibilidade e oportunidades de negócio.
Sempre vemos por ai listas do que um bom site deve ter. Mas e o que ele não deve ter? Bem, seguem abaixo 3 itens que deveriam ser banidos do seu site imediatamente:
Efeitos em Flash
Flash é um tecnologia não muito agradável aos "olhos" de motores de busca como o Google e afins. E ficar afastados dos resultados do Google é o primeiro passo para o seu "suicídio digital". Então, caia fora dos sites feitos em Flash.
Níveis demais de detalhe
Uma boa estrutura de navegação deveria contemplar no máximo 3 cliques para o seu cliente partisse da página principal do seu site até a informação/produto/serviço que ele procura e deseja. Mais que isso cansa e confunde o internauta.
Imagens pesadas
É engraçado como quase todos os clientes procuram ter o famoso "banner rotativo" na primeira página do seu site. Nos ainda fazemos muitos sites assim, mas é bom que se diga, fotos são pesadas. Peso representa (em boa parte) atraso no carregamento e na navegação de um site. As pessoas hoje em dia não ficam mais do que 10 segundos esperando um site ser carregado. Eles simplesmente abandonam seu site e vão procurar um concorrente. Você não quer isso, quer?
Enfim, poderíamos criar uma lista bem maior de coisas a ser evitar na criação de sites. Vejam, o enfoque aqui não é técnico, mas sim de negócios, afinal o que interessa mais para um empresário do que visitas são conversões. Evitando os erros acima suas chances aumentam exponencialmente de seu site gerar novos e bons negócios.
Sr. Site