Todo mundo já sabe: toda empresa tem que ter um site! Essa afirmação pode parecer um pouco pretensiosa ou papo de vendedor, mas no momento em que acabamos de completar mais de 100 milhões de brasileiros com acesso a internet fica praticamente impossível competir sem ter um site.
Se você é um desses empresários visionários e que aposta na modernidade como forma de perpetuar seu negócio, parabéns! Para todos aqueles que ainda não desenvolveram um site para suas empresas, um alerta: cuidado,pois seu concorrentes já pode estar na sua frente.
Bem, mas esse artigo pretende esclarecer ou colocar ao menos um pouco de luz em um assunto importante. Por que meu site não vende?
Seja um site institucional ou um e-commerce o objetivo final deve ser sempre a conversão. Conversão aqui tem um sentido mais amplo do que venda. Uma conversão de um site de uma escola de idiomas pode ser um cadastro em um curso, por exemplo. Existem vários exemplos do que pode ser uma conversão e é preciso antes de mais nada o que é uma conversão no seu negócio, ou seja, o passo anterior a venda.
Abaixo vamos considerar alguns pontos que todo empreendedor deve levar em consideração no momento de criar um site e para aqueles que já tem um site vale a pena executar um check-list com um olhar bastante atento a realidade:
1 - Navegação e aparência
Você consegue navegar pelo seu site de uma forma fácil. Encontra todos os produtos ou serviços da sua empresa com no máximo 3 cliques? O seu site funciona em todos os navegadores (Firefox, Chrome,etc)? As cores são leves? O site demora muito para carregar?
2 - Conteúdo
Será que seu site esta retendo o seu cliente por mais tempo nele, ou as visitas são rápidas? Associe uma conta do Google Analytics ao seu site e faça medições. Se você não sabe como fazer isso ligue para seu desenvolvedor e peça para ele te passar essas métricas. Aliás, se ele não esta te passando tais informações talvez seja a hora de pensar em mudar de desenvolvedor ou agência de marketing digital.
3 - Atualização
Seu site tem informações atuais? Tem fotos dos produtos nas versões atuais? Presta esclarecimentos claros sobre o momento atual da sua empresa? Parece bobagem mas é comum ver empresas que mudaram de sede e não atualizaram o endereço no site. Ai tem que torcer para não ter um concorrente no endereço antigo, senão você estará direcionando tráfego qualificado para o concorrente.
Enfim, esse check-list aparentemente simples pode revelar um buraco por onde seus clientes não estão passando e com isso sua empresa estará perdendo vendas.
Como sempre digo aos meus clientes nos processos de consultoria de marketing digital, o único lugar onde planejamento vem antes de execução é no dicionário. Planeje sempre!
Sr. Site
Especializada em marketing digital
Criação de sites em Belo Horizonte e criação de sites em São Paulo