Temos visto as pequenas e médias empresas se conscientizarem cada vez mais da necessidade de utilizar o marketing como ferramenta de gestão e apoio ao desenvolvimento dos seus empreendimentos.
Essa evolução é muito boa e faz parte de um caminhar constante na evolução das empresas.
Entretanto, talvez por serem bombardeadas por propagandas e gurus de plantão, muitas empresas tem utilizado as ferramentas de marketing de forma equivocada ou limitada.
São vários os aspectos a serem considerados quando se fala de marketing. Eles vão muito além da propaganda e promoção. Mas para escopo desse breve artigo quero falar sobre metas.
Sem metas não existe campanha de marketing que possa ser definida como de sucesso ou de fracasso.
Antes de qualquer empreendimento e no caso do marketing, não poderia ser diferente, é preciso investir em planejamento. Dentro de um planejamento mínimo é preciso definir as metas a serem atingidas.
Metas, devem ter uma data e um valor a serem alcançados. Não basta criar um novo produto, divulga-ló e promove-ló, se essas ações não levarem a um conjunto bem definido de resultados.
Por exemplo, se você vai fazer uma campanha de marketing digital, pode definir como meta o seguinte:
Alcançar 3.000 visitantes no site, 150 compras a partir dessas visitas, com um investimento de R$ 1.000,00 por mês, durante três meses.
A partir da explicitação da meta acima, o time de marketing ou as pessoas envolvidas diretamente vamos planejar qual o "melhor caminho" para se atingir esse resultado. Quais serão os meios a serem utilizados para atrair esses 3.000 visitantes deve vir depois de explicitada a meta.
E a partir da meta definida é preciso investir em controle e monitoramento. A cada momento o gestor deve se perguntar: Estamos atingindo a meta? Quanto falta? E a partir das respostas fazer os ajustes necessários para que a meta seja atingida.
Enfim, esse breve artigo quer levar você leitor a reflexão de que sem metas não existe razão ou sentido de se investir em marketing.
Sr. Site