O número de empresas interessadas em divulgar seus produtos e serviços no Google cresceu de uma forma vigorosa nos últimos 5 anos.
Quando começamos a fazer consultoria em marketing digital, divulgar na internet ainda era uma aventura para poucos. Mas as ferramentas se modernizaram, os conceitos começaram a ser assimilados e hoje, muitas empresas, de todos os portes, passaram a acreditar e investir na divulgação via internet, ou o chamado marketing online.
No Brasil, o grande motor de busca é sem sombra de dúvidas o Google que abocanha pelo menos 90% das pesquisas feitas no país. A ferramenta de divulgação online do Google se chama Google Adwords.
O Adwords tem uma fórmula muito interessante de vinculação, pois atrela o seu custo ao resultado que entrega. Ou seja, você somente vai pagar pelo clique em seu anúncio e não pela exibição. Assim, é comum vermos campanhas no Google onde um anúncio é exibido milhões de vezes e cujo custo se resume aqueles milhares de cliques derivados dessas exibições.
Existem muitos bons artigos espalhados pela internet que ensinam os fundamentos do Adwords e mesmo sua configuração avançada. Não vamos entrar nesses detalhes técnicos aqui nesse artigo, pois o enfoque aqui é estratégico.
De fato, em qualquer organização o orçamento de marketing é finito. Seja um pequeno negócio ou uma multinacional, o orçamento sempre será finito. Sendo assim, escolher as melhores formas de divulgar seus produtos e serviços é fundamental.
O Google Adwords tem sido apontado por vários especialistas como a ferramenta com a melhor relação custo x benefício do mercado. Análises a parte, o Adwords é sim uma ferramenta a ser considerada dentro do planejamento de qualquer empresa, mas é bom que se diga, ele não garante venda nenhuma!
O que o Adwords faz é casar o encontro entre a demanda e a oferta. Ou seja, se alguém tem algo para vender, sempre existirá alguém disposto a comprar. A internet é o palco onde essa grande encenação acontece e o Google e sua ferramenta o Adwords as engranagens que permitem que tudo isso aconteça.
Mas convenhamos, muitos empresários acreditam que basta fazer um anúncio no Google e aguardar os pedidos chegarem. Se esquecem que existem outros concorrentes e principalmente deixam de olhar para dentro de suas organizações a busca de maior competitividade e produtividade.
Ou seja, não existe mágica, um produto ruim, com um preço pouco competitivo, via Adwords, apenas vai aparecer para mais gente, mas não vai vender mais por conta dessa super exposição. Então, antes de culpar a ferramenta é bom fazer sua lição de casa.
Sr. Site