Sua loja virtual deve fornecer formas fáceis e práticas para que seu cliente possa concretizar uma compra. Lojas virtuais que não facilitam a vida do cliente perdem pontos e acabam sendo abandonadas pelo comprador, ainda que seu preço seja inferior ao do concorrente mais próximo.
O mercado brasileiro de varejo cresceu muito na esteira do crédito fácil. Grande parte da população, especialmente as chamadas classes C, D e E tem um perfil de consumo altamente atrelado a facilidade de pagamento e ao crédito. A maioria da população olha se a parcela cabe no seu bolso e não o custo total da operação.
Sendo assim é fundamental que sua loja virtual ofereça ao menos os meios de pagamento abaixo (retirados do site e-commerce.org.br):
Meios de pagamento 1 - Boleto bancário.
Cliente imprime boleto no final da compra e paga no banco de sua preferência ou por meio do Internet Banking. O boleto báncário ainda é um meio de pagamento utilizado por muitos no ecommerce, uma vez que nem todos os compradores possuem cartão de crédito e alguns ainda tem receio de utilizar o cartão na Internet.
- Percentual estimado de compradores que optam por esse meio de pagamento: 12 %
- Custo para o lojista: ao redor de R$ 4,00 cada boleto pago, variando conforme o banco.
Meios de pagamento 2 - Cartões de Crédito.
Ao optar por esse meio de pagamento no carrinho de compras, o cliente digita o número do cartão, por meio de uma conexão segura, diretamente no sistema da operadora. Após a aprovação do crédito a compra está finalizada.
- Percentual estimado de compradores que optam por esse meio de pagamento: 76 %
- Custo para o lojista: tarifa mensal ao redor de R$100 mais cerca de 4% sobre o valor da fatura varia conforme a operadora de cartões..
Meios de pagamento 3 - Transferência Eletrônica de Fundos - TEF
Cliente digita a senha bancária em conexão segura com o banco e autoriza a transferência do valor da compra para a conta da loja. Após a liberação por parte do banco a compra está finalizada. É um meio de pagamento rápido e seguro que tende a ser cada vez mais utilizado.
- Percentual estimado de compradores que optam por esse meio de pagamento: 2 %
- Custo para o lojista: ao redor de 50 centavos por operação, varia conforme o banco
Meios de pagamento 4 - Pay Pal
Cliente seleciona a opção de pagamento Pay Pal, digita a sua senha no ambiente seguro da empresa e paga com seu cartão de crédito, cujos dados estão registrados, ou com saldo que tenha disponível. O Pay Pal transfere o valor para a conta do lojista virtual. O cliente Pay Pal pode utilizar a sua conta tanto para pagar quanto para receber. A vantagem deste sistema é que é relativamente barato e é utilizado no mundo todo. Uma desvantagem é que representa uma etapa a mais para os clientes no processo de compra. .
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