O e-commerce tem crescido a olhos vistos no Brasil. Temos falado bastante sobre esse crescimento aqui no blog. Muitos empresários tem nos procurado querendo saber como aproveitar esse canal para aumentar sua vendas ou mesmo para investir como um novo negócio.
O fato de o e-commerce como um todo ser um sucesso esconde por trás dele uma verdade absoluta: Criar um e-commerce de sucesso não é um passeio no parque.
Hoje em dia, grandes players de mercado dominam muito bem as ferramentas digitais e mantêm equipes inteiras, internas ou contratadas prontas para criar o estado da arte em estratégias digitais para aumentarem suas vendas online. Verdade seja dita, o grau de profissionalismo na internet brasileira é muito alto e amadores com certeza vão fracassar.
Pensando em todos os empresários que buscam nosso trabalho de consultoria em marketing digital e também naqueles nossos leitores, passamos 3 dicas de ouro para montar um e-commerce de sucesso:
1 - Estoque e fornecedores
É fundamental fazer bons acordos comerciais com fornecedores que possam suprir seu estoque de acordo com sua demanda. Lembre-se, cada real economizado na compra valem dois reais a mais na venda. Para vender bem é preciso primeiro comprar bem. Cuide muito bem do seu ciclo financeiro, pagar antes de receber é com certeza uma prática básica que a maioria esmagadora dos empreendedores conhece mas que poucos realmente dominam. Ter estoque de mais ou de menos é uma receita certa para perder dinheiro ou clientes. Então, meu caro empreendedor digital, profissionalize sua gestão de compras e estoque. Isso vai ser pelo menos 30% do sucesso do seu negócio digital.
2 - Não subestime a propaganda
Divulgação, divulgação...e um pouco mais de divulgação. Esteja certo que para seu negócio digital decolar você vai ter que investir uma quantidade boa de dinheiro para que sua loja virtual fique conhecida e atraia clientes. Lembre-se que na internet o o consumidor tem a facilidade de comparar sua oferta com a dos concorrentes a custo de um clique. Então, acredite, muitas vezes serão necessárias várias visitas ao seu site até que ocorra o fechamento. Se você tem uma estratégia de divulgação fortemente atrelada ao custo por clique, com certeza terá rapidamente dificuldade de fechar as contas. Então, invista além de cliques patrocinados em blogs, redes sociais, panfletagem e qualquer meio de divulgação para tornar seu empreendimento online viável.
3 - Entrega garantida
Se prometeu que entregará seu produto em 3 dias, cumpra! Se vai cubrir qualquer oferta, faça. O consumidor espera uma experiência de consumo satisfatória. Essa experiência vai acontecer a partir do momento que ele entra no site até o momento em que o produto é entregue no endereço dele. Faça contrato com correios, transportadoras e motoboys para garantir que o cliente não se fruste ao comprar na sua loja. Cliente satisfeito é cliente fiel.
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