Existe um velho proverbio português que diz que "propaganda é alma do negócio". Para mim esse proverbio faz todo sentido. Acontece que, infelizmente, esse não é um pensamento compartilhado pela maioria dos empresários brasileiros.
Via de regra o futuro empreendedor planeja vários detalhes do seu negócio: Instalações, equipamentos, uma bela fachada...mas e a divulgação? "Ah, as vezes fazemos panfletagem" dizem alguns. Bom, não é de se estranhar que cerca de 50% das empresas brasileiras não durem dois anos!
Quem não é visto não é lembrado. E na era da internet e das telecomunicações, ser visto e prioritariamente ter uma presença na internet, seja através de um website, mas também nas redes sociais e praticando marketing digital.
Já dizia Henry Ford que "se eu tiver apenas 1 dólar vou investi-lo em propaganda". É fato, o marketing, a publicidade e a propaganda ainda são muito pouco compreendidos pelos empresários brasileiros. Alias, existem uma confusão generalizada em que tudo é colocado dentro do mesmo balaio, ou que as três coisas são iguais. Não são. O marketing é uma filosofia de gestão, bem mais ampla que a publicidade e propaganda que estão, por assim dizer, subjugadas à primeira. Mas não quero entrar em detalhes técnicos aqui, a mensagem que desejo passar é de que sem divulgar sua empresa o resultado vai ficar aquém do desejado.
Um produto ou serviço somente será demandado se estiver na mente e na cabeça dos consumidores. Veja a Coca-Cola, uma gigante multinacional, conhecida no mundo todo. Alguém já parou para se perguntar porque a Coca-Cola investe tanto em propaganda? Será mesmo que ela precisa disso? Por outro lado, é bom se perguntar porque ela chegou a esse patamar? Por certo, a Coca-Cola é uma empresa com foco fortíssimo em propaganda e publicidade. Se ela chegou onde esta, com certeza é porque tem um bom produto e ao mesmo soube se posicionar fortemente na mente dos seus consumidores usando todas as ferramentas disponíveis para levar sua mensagem ao seu público alvo.
Venda é consequência de uma série de etapas que começam lá dentro da sua empresa e que caminham até chegar ao seu potencial cliente. É preciso que toda a sua empresa, todos os seus processos e toda a sua equipe estejam de acordo com a imagem que você divulga da sua empresa. O posicionamento que você deseja incutir na mente do seu cliente não pode ser quebrado por uma falha de atendimento, de entrega ou de comunicação. Entenda que o você vende para fora deve ser vendido também para dentro. Dentro da sua empresa deve haver harmonia com o posicionamento criado.
Lembre-se do que disse Sam Walton fundador do Wall Marketing: "Só existe um chefe: O cliente".
Sr. Site