As ferramentas digitais trouxeram outra dimensão de negócios para as pequenas e médias empresas. Hoje, o que conta mais é o tamanho da sua criatividade e não o tamanho da sua carteira. Antigamente, apenas grandes empresas com grandes verbas de marketing tinham a capacidade de atingir milhares ou até mesmo milhões de pessoas. Hoje, isso mudou, como mostra o exemplo de várias blogueiras que tem blogs falando de assuntos diversos ligados a moda e gastronomia e geram milhares de acessos diários.
Mas diante desse inexorável realidade surgem muitas dúvidas na cabeça do empresário. Uma delas disse respeito ao que seria melhor para sua empresa, um site ou um blog? Algumas pessoas talvez possam estar se perguntando nesse momento: Mais não é a mesma coisa? Bem, não é não.
Vamos colocar claramente, blog e site são coisas diferentes, apesar de se apoiarem na mesma tecnologia e serem acessados via as mesmas ferramentas. Ou seja, tanto um blog como um site são páginas especialmente criadas para serem lidas online via uma conexão da internet utilizando um browser. Mas as similaridades param por ai.
A grande diferença entre um site e um blog é que o segundo tem uma grande capacidade de interação com o público. Com um blog é possível compartilhar informações e mante-las constantemente atualizadas, além de abrir espaço para o leitor deixar comentários sobre cada notícia publicada, que em um blog tem o pomposo nome de post. É exatamente essa característica que deve ser explorada pelas empresas, a interatividade.
Um blog, por outro lado, exige atualização constante. É preciso que alguém da sua empresa, ou uma agência contratada externamente mantenha-o permanentemente atualizado. As pessoas vão começar a ler seu blog e se ele for pouco atualizado vai gerar uma frustração nesses leitores que vão abandona-ló.
Um site, por outro lado, não precisa ser atualizado com tanta frequência e tem mais a função de apresentar sua empresa para um possível público alvo. Claro, existem várias formas de um site contribuir para a estratégia da sua empresa, mas para efeitos desse artigo, queremos frisar a natureza estática do site em comparação com o blog.
Agora, se você quer mesmo saber qual o melhor para sua empresa, eu afirmo: Os dois. Manter um blog no mesmo domínio do seu site é a melhor forma de atrair público qualificado para seu site e aumentar as probabilidades de conversão. Claro, se você domina um assunto e escreve sobre ele passará a atrair visitantes que verão que você além de escrever sobre o tema também trabalha com serviços e produtos relacionados. São várias as possibilidades: Um blog de turismo ligado a um site de um hotel, um blog sobre dicas de mecânica para oficinas e lojas de motopeças, um blog de moda para lojas de roupas femininas, etc, etc, etc.
O fato do seu blog estar ligado ao seu site fará com que ele ganhe relevância perante os motores de busca com o Google e rapidamente ele se colocará em boas posições para vários termos de pesquisa utilizados pelos seus possíveis clientes na internet.
Então, concluindo, ter um blog anexado ao seu site é uma ótima estratégia, pois a cada novo post que você publicar no seu blog estará automaticamente aumentando a relevância do seu site e portanto, cada um no seu papel, blog e site se completam e se energizam gerando novas oportunidades de negócio para sua empresa.
Sr. Site