É certo que as mídias sociais e o próprio Google tiraram um pouco de cena o email marketing. Além disso, muitas empresas e profissionais sem ética ou conhecimento começaram a usar o email marketing de forma equivocada, transformando o email marketing em SPAM.
Apesar do cenário negativo acima o email marketing ainda é sim uma ferramenta muito importante para comunicação das empresas com seus clientes.
Veja alguns dados interessantes sobre o email:
- Existem o dobro de pessoas com email do que pessoas com contas em redes sociais.
- Existem 55 vezes mais emails do que posts em redes sociais
- Email marketing é uma forma de se fazer negócio, enquanto redes sociais ainda tem o enfoque em relacionamento
- 90% das pessoas que tem um email o acessam duas vezes ao dia em média. 55% das pessoas com perfis em redes sociais acessam a rede uma vez por dia.
Ou seja, o email não deixou de ser uma importante ferramenta de marketing, apenas perdeu um pouco sua relevância devido ao conjunto de novas ferramentas que surgiram ultimamente. É bom frisar que essas ferramentas são complementares e não concorrentes entre si.