Quando uma nova loja virtual é criada, todo o esforço de marketing deve ser no sentido de torna-lá conhecida, ou seja, a meta inicial é gerar tráfego qualificado para o site.
Passado algum tempo em que o nome da sua loja virtual já esta bem conhecida no mercado, o foco deve ser a conversão. Claro, a conversão é a meta sempre, desde o momento 0 da abertura da loja, mas sabemos que de fato, primeiro precisamos atrair para depois vender e então reter. Qualquer atropelo nessa sequência pode gerar surpresas desagradáveis para o empreendedor online.
A pergunta de todo empreendedor online é como fazer para aumentar o ticket médio em minha loja virtual? Primeiro vamos definir claramente o que é o ticket médio. O ticket médio é calculado em base de um período fixo, como por exemplo, um mês, onde você pega o total vendido nesse período e divide pelo número de vendas realizadas. Assim, para um exemplo simplificado, em uma loja virtual que foram feitas vendas em um mês no valor de R$ 10.000,00 e a quantidade de vendas foram de 500 vendas, o ticket médio seria de R$ 20,00.
Bem, entendido o conceito de ticket médio, podemos passar a aplicação de algumas medidas que via de regra aumentam o valor do ticket médio. Vamos citar 3 aqui, mas cada negócio gera possibilidades únicas de aumento do ticket médio dadas as características exclusivas do negócio:
1 - Cupons de desconto
Oferecer cupons de desconto é uma forma prática de aumentar o ticket médio. Impulsionado pelo valor de desconto oferecido pela loja, o cliente sempre acaba colocando mais produtos que uma compra sem a presença do desconto o levaria a fazer. É preciso que o empresário calcule bem a margem de lucro de cada produto e que faça essa oferta de cupons de desconto com inteligência e planejamento.
2 - Frete grátis
Já foi um fator de diferenciação mas hoje já não é mais. De fato, grandes varejistas tornaram o frete grátis uma regra em boa parte das suas ofertas. Porém, no mercado do pequeno e-commerce ainda é um bom motivador de compras adicionais. Sabendo que não vai arcar com o frete, o consumidor acaba comprando um número maior de itens, o que eleva o ticket médio em cada compra.
3 - Bonificação
Esse sistema é muito interessante, pois premia o comprador recorrente. Funciona em uma base de acumulação de pontos que podem ser trocadas por produtos. A cada compra o consumidor recebe um determinado número de créditos que podem ser trocados por produtos ao longo do tempo. Além de aumentar o ticket médio, essa estratégia fideliza o cliente, que opta por comprar em uma mesma loja recorrentemente em virtude do programa de bonificação oferecido.
O certo realmente é que você olhe para o seu negócio, seus clientes e para os seus concorrentes e busque todos os dias formas novas de fazer com que seu consumidor seja impulsionado a consumir mais.
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