O marketing digital esta em plena forma e cresce de modo acelerado no Brasil. Empresas de todos os portes podem se valer desse arsenal de ferramentas e técnicas para dar mais visibilidade para suas empresas e também para gerar novos negócios.
Mas lançar mão de uma campanha de marketing digital e não medir os resultados é como fazer um investimento é não avaliar se ele deu algum retorno.
Toda ação de marketing, seja online ou offline deve produzir algum resultado. O resultado esperado deve ser setado na fase de planejamento pré-campanha e medido logo após sua execução para que aja correções de rota e novas ações possam ser lançadas com mais efetividade fechando um ciclo continuo de atividades.
Abaixo listamos algumas razões de porque você deve medir os resultados de uma campanha de marketing digital:
- Para ver se a ação atingiu o objetivo proposto.
- Para gerar uma base de conhecimento que permita melhorar as próximas ações.
- Para confirmar a viabilidade do investimento.
- Para contribuir com o conhecimento da empresa.
- Para apresentar resultados aos decisores.
- Para saber o ganho real proporcionado pela ação de marketing.
- Para comparação dos resultados obtidos com os resultados da concorrência (Benchmarks)
Como começar
Inicie uma campanha de marketing digital avaliando os seguintes pontos:
- Quem são meus clientes?
- Qual o impacto da internet no seu negócio?
- Defina os objetivos da campanha. O que é sucesso?
- Defina indicadores. Quais serão as medidas usadas para avaliar o resultado? Número de cliques, conversões, preenchimento de formulário, visualizações, etc.
- Estabeleça metas - Qual deve ser o percentual aceitável para cada indicador definido mais acima.
- Acompanhe os resultados
- Faça ações de melhoria
Especial atenção deve ser dada para os indicadores. Indicadores são unidades de medida que devem ser associadas a cada campanha. Note que os indicadores são extremamente personalizados de acordo com o seu negócio. Assim sendo, uma escola de idiomas pode ter como indicador principal a quantidade de matrículas efetuadas online, por exemplo. Já uma loja de autopeças pode ter como medida principal a quantidade de pedidos feitos pelo site.
Defina os indicadores corretamente e acompanhe a taxa de cada um deles de acordo com o andamento da sua campanha. O valor de referência serve como uma baliza que vai permitir que sua empresa acompanhe se as ações estão dando resultado ou não.
Toda campanha de marketing digital deve se focar em quatro grandes grupos de ação: Atingir, engajar, converter e reter clientes. Para cada fase desse grande macroprocesso é preciso definir critérios de avaliação consistentes.
A mensagem final aqui é de que qualquer investimento em marketing deve gerar um retorno previsto, caso contrário ele perde sua utilidade e a verba destinada a ação deve ser canalizada para outra forma melhor de gerar os resultados esperados. Portanto, nunca deixe de medir suas ações de marketing.
Sr. Site