Email é uma excelente ferramenta de comunicação, relacionamento e vendas. Apesar de todo mundo hoje em dia dizer que o email marketing morreu, os números comprovam o contrário. Recente pesquisa do e-bit mostrou que de um grupo de 2.500 entrevistados, cerca de 78% acessam o email todos os dias, enquanto apenas 49% acessam as redes sociais com frequência diária.
Ou seja, polêmicas a parte, o fato é que o email marketing ainda é uma excelente ferramenta de vendas e relacionamento amplamente utilizada pelas empresas de todos os portes.
Mas como fazer com que seu email não vá parar na caixa de spam dos seus clientes? É certo que o email tem sido usado de forma muito pouco ética e profissional por muitas empresas e isso elevou o nível de segurança e filtragem dos principais programas leitores de correio eletrônico. Gmail e Hotmail, somente para ficar em dois exemplos são cada vez mais rigorosos com os emails que chegam nas caixas postais de seus clientes.
Vamos abaixo ver 3 dicas de como evitar que seu email caia na caixa de spam do seu cliente:
1 - Evite certas palavras
Palavras como grátis, oferta e promoção são muito visadas pelos programas de email. Os programas de correio eletrônico varrem cada mensagem que chega a procura de sinais de que uma mensagem possa ter sido enviada em massa, significando que ela possa ser um spam. Evite que palavras como as citadas acima sejam colocadas especialmente no assunto e no texto do seu email marketing, minimizando as chances dela parar na caixa de spam do seu cliente.
2 - Imagens, modere.
Não use muitas imagens. Imagens pesadas são vistas como possíveis fontes de vírus e malwares para os correios de email. Além disso, nem todos os navegadores e programas clientes de email conseguem ler certas imagens impedindo que seu email possa chegar corretamente a caixa de entrada do seu cliente.
3 - 999 - número mágico
Todos os programas de email fazem uma contagem do número de mensagens do mesmo tipo que chegam aos seus servidores. Assim, se você enviar algo como 1500 mensagens iguais para 1500 clientes diferentes que tenham conta no Gmail será bem provável que sua mensagem seja bloqueada para a maioria deles. É que esses programas de leitura de email tem cada vez mais regras de negócio codificadas para detectar o disparo de email em massa. Procure fragmentar sua mensagem em grupos pequenos com no máximo 999 envios por vez. Esse é um número de referência, baseado em nossa experiência com disparo de email marketing. Faça testes continuamente e veja o que melhor funciona no seu caso.
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