Restaurantes sempre foram e continuam sendo uma boa opção de negócios, afinal, como dizem por ai, todo mundo precisa comer.
Mas mesmo sendo um serviço básico os restaurantes tem que saber se promover para atrair e fidelizar uma clientela que lhe permita crescer e ter lucro.
Vamos passar 3 dicas para "turbinar" o marketing da sua empresa
1 - Invista nos seus Diferenciais
Defina qual é o grande diferencial da sua marca. Mas não vale ficar naquelas receitas genéricas do tipo "melhor atendimento" ou "comida especializada". Isso é básico. Encontre o que realmente diferencia seu restaurante dos outros e faça todo mundo saber disso. Use as mídias sociais, seu site, seus panfletos e tudo que estiver ao seu alcance para posicionar esse seu diferencial na mente.
2 - Detalhes
Existem tantas variáveis dentro de um restaurante que podem fazer a diferença, positiva ou negativamente para uma empresa que o empresário precisa ficar bastante atento.Fique sempre atento ao composto tradicional do mix de marketing, ou seja: Seu ponto, o preço do seu cardápio, seus serviços, o merchandising, as instalações, os equipamentos, etc. Tudo isso contribui para o marketing da sua empresa. Lembre-se, cada cliente atendido nos seu restaurante virá um novo ponto de divulgação do mesmo. Acredite, o boca a boca ainda tem muito poder. Maximize esse boca a boca usando a tecnologia a seu favor. Crie um aplicativo de celular e permita que seus clientes compartilhem seu cardápio ou uma foto do local nas redes sociais para seus amigos. Ofereça um brinde ou cortesia para quem fizer isso. Enfim, use a criatividade. A diferença aqui não vai ser o tamanho da sua carteira, mas sim, o tamanho da sua criatividade.
3 - Funcionários, a diferença!
Ter funcionários que realmente gostam do que fazem, que são reconhecidos por isso, que tem a capacidade de se colocar no lugar do seu cliente e que se interessam por eles, é o grande diferencial que um restaurante pode ter. Todos nos conhecemos aquele barzinho ou restaurante que sempre desejamos ir pois existe aquele garçom super simpático ou um caixa atencioso e educado. Restaurante é um local associado também ao prazer. Crie uma experiência de consumo que seja fenomenal para seus clientes e eles voltaram. Isso passa necessariamente por pessoas.
Sr. Site