É um ditado tradicional no meio
administrativo de que "não se pode melhorar o que não se pode medir".
É fato que toda empresa é uma coleção de processos. Processos, são conjuntos de
atividades que uma empresa realiza todos os dias para fazer seu negócio
funcionar.
Mas como saber se os
processos da minha empresa estão funcionando? Será que estou usando as melhores
práticas em minha empresa? Meus processos de vendas funcionam? E o meu marketing?
Ele é efetivo? Para saber as respostas as perguntas acima é preciso antes de
mais nada de medição.
Para medir é preciso que se
criem indicadores. Indicadores são números ou percentuais que vão nos indicar
como são os resultados de nossos processos. Em uma campanha de marketing
online, por exemplo, alguns indicadores seriam: Números de cliques no meu
anúncio online, taxa de conversão por clique e percentual de cliques por total
de exibições do anúncio.
Abaixo listamos 25
indicadores que toda empresa deve ter. Eles se aplicam a grande maioria de
empresas do mercado, porém, alguns deles podem não se aplicar à sua empresa que
pode ter características específicas. Entretanto, como regra geral eles servem
como base para que você implemente uma gestão mais controlada na sua empresa.
Enfim, escolha os que tenham mais relevância para o seu negócio. O importante é
medir! Vamos a eles:
1.
Qual o volume de vendas (semanal, mensal, anual)
2.
Qual a taxa de crescimento (mensal, anual, etc)
3.
Qual o retorno sobre o investimento (da compra de um equipamento, de uma
propaganda, de um projeto, etc)
4.
Qual a taxa de satisfação dos clientes (com o atendimento, com o
produto, com o prazo de entrega, etc).
5.
Qual a frequência de compras dos clientes (semanal, mensal, bimestral,
anual, etc)
6.
Qual a lucratividade por cliente
7.
Quantidade de reclamações (por produto, por serviço, por período, etc).
8.
Qual a nossa participação de mercado (por setor, por categoria, por
produto, por serviço, etc)
9.
Qual o faturamento por funcionário
10. Qual o nível de
satisfação dos funcionários (quantidade de faltas por período, licenças,
abstinências, etc)
11. Qual o turnover por
funcionário (por período, por loja, etc)
12. Qual a faixa salarial
da empresa (por cargo, por mercado, etc)
13. Qual o custo de
aquisição por cliente (via loja física, via propaganda online, via propaganda
impressa, etc)
14. Qual a taxa de
conversão por cliente
15. Qual o ticket médio
por venda
16. Qual o posicionamento
do site da empresa no Google
17. Qual a quantidade de
visitas no site (por dia, por semana, por mês, etc)
18. Qual o prazo médio de
entrega (por tipo de serviço, por produto, etc)
19. Qual a taxa de
utilização de equipamento
20. Qual a quantidade de
defeitos por lote produzido
21. Qual o tempo médio de
entrega de produtos ou serviços
22. Qual o tempo médio
para contratação e formação de novos funcionários
23. Qual o consumo médio
de água e energia (por mês, por ano, por loja, por setor, etc)
24. Qual o gasto médio
com telefonia (por mês, por loja, por setor, por funcionário)
25. Qual o valor de venda
por metro quadrado.