Todo empresário antenado sabe que estar bem posicionado nas buscas do Google gerá um diferencial para o seu negócio, seja na forma de tráfego qualificado quanto também na geração de oportunidades de negócio e vendas diretas.
Como estar na primeira página do Google pode ser tão concorrido como acertar na megasena sozinho, muita gente tem investido em links patrocinados.
Os links patrocinados são um forma rápida e eficiente de apresentar sua empresa para um grande público com uma verba relativamente pequena. Mas veja bem, não existem milagres. O resultado será diretamente proporcional ao seu mercado. Já fizemos campanhas de pouco mais de R$ 150,00 mensais que atraiam milhares de cliques, mas também já tivemos outras onde o volume de cliques foi baixo com o mesmo investimento. Ai você deve considerar diversas variáveis: potencial de mercado, fase em que o produto se encontra (crescimento, estabilidade, declínio, etc), sua estrutura interna de preço, seus diferenciais, etc.
Levando-se em conta de que todos os itens acima esta ok, ou seja, que sua empresa é competitiva em um mercado potencialmente grande e comprador, passamos a fase de avaliação da sua campanha Adwords.
Em primeiro lugar, sei que você já leu vários e vários artigos falando para você escolher as palavras-chaves corretas. Sem dúvida, mas o que são as palavras-chave corretas? Não necessariamente são aquelas que você ou seu funcionário digitariam para encontrar um negócio como o seu. De fato, a sua visão e de pessoas que já conhecem o seu negócio já esta assim meio "viciadas" e provavelmente se você contar somente com essa avaliação, as palavras-chave escolhidas não serão as melhores. Uma boa sacada é descrever para um amigo ou conhecido o que sua empresa faz e pedir a ele para digitar no Google como ele procuraria sua empresa na internet. Anote as palavras que ele digitou, pois é bem provável que outras pessoas estejam procurando da mesma forma.
Ok, então agora você já tem uma lista de palavras-chave que os seus potenciais clientes digitariam. Vale a pena passar a procurar sinônimos e correlatos dessas palavras. Por exemplo: "Material de Festa" e "Equipamento de Festa" estão dentro do mesmo campo semântico. Muitas vezes, as pessoas no Google precisam fazer vários refinamentos até chegar ao ponto desejado.
Agora vale a pena olhar para as estatísticas do Google, com a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google e tentar descobrir o máximo de informações sobre a lista prévia de palavras-chave selecionada. Quantas pessoas em média procuraram por esse termo no último ano, qual a concorrência e qual o valor médio que foi pago por clique para cada palavra-chave. Palavras-chave com baixa ou média concorrência, com um bom volume de pesquisa e com o custo médio não muito alto (você define o que é alto para o seu orçamento) são sérias candidatas a serem colocadas dentro da sua campanha.
Agora é preciso pensar no texto do seu anúncio. Ele deve fundamentalmente mostrar os seus diferenciais em relação a sua concorrência. Isso pode ser: "Entrega grátis", "parcelado em 12 x sem juros", "Pague um e leve dois". O diferencial é seu, então você precisa saber que esse diferencial deve estar marcado no texto do seu anúncio. Ele vai chamar a atenção do seu potencial cliente e aumentar as chances de conversão.
Existem também algumas extensões de anúncio que devem ser usadas na sua campanha. Duas delas são fundamentais: Extensões de endereço e extensões de telefone. Quando você habilita essas extensões seu endereço e telefone comercial vão aparecer no corpo do anúncio. De fato, muita gente liga para o telefone informado sem nem mesmo clicar no anúncio o que reduz sensivelmente o seu gasto com sua campanha e por outro lado o endereço passa mais credibilidade para alguns tipos de segmentos.
Enfim, o Google Adwords é uma excelente ferramenta para dar mais visibilidade para sua empresa. Entretanto, é preciso um profundo alinhamento interno antes de sair ofertando algo por ai. É necessário que seus processos internos, seu produtos, serviços, preço, condições de pagamento sejam competitivos dentro do seu segmento para que suas campanhas no Adwords realmente valham a pena.
Sr. Site